Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘Notícias encorajadoras’, diz Biden após fala de Bolsonaro sobre clima

Presidente brasileiro prometeu ações de combate ao efeito estufa e ao desmatamento

Por Maria Eduarda Barros 23 abr 2021, 15h41

Nesta sexta-feira, 23, foi encerrada a cúpula do clima, evento virtual organizado pelo governo dos Estados Unidos. Mais de 40 líderes mundiais compareceram à reunião. Em seu balanço da cúpula, o presidente democrata Joe Biden classificou como “encorajadores” os anúncios feitos por Jair Bolsonaro sobre o comprometimento de seu governo com o meio ambiente.

“Ouvimos notícias encorajadoras anunciadas da Argentina, do Brasil, da África do Sul e da Coreia do Sul”, disse o americano. Biden ressaltou, porém, que “os compromissos que nós fizemos precisam se tornar realidade”.

“Precisamos implementar esses compromissos, acelerá-los e investir a fim de alcançá-los. E nós precisamos trabalhar juntos novamente para construir um futuro de energia limpa que gera bons empregos e supera a ameaça das mudanças climáticas”, disse.

Bolsonaro discursou na quinta-feira, 22, e, pressionado pelo governo americano, se comprometeu com as ações necessárias para zerar até 2050 as emissões dos gases de efeito estufa e acabar com o desmatamento ilegal até 2030. 

“Apesar das limitações orçamentárias do governo, determinei o fortalecimento dos órgãos ambientais do governo, duplicando os recursos destinados às ações de fiscalização”, afirmou Bolsonaro, em uma clara mudança de tom diante das cobranças internacionais por maior colaboração.  

  • Para especialistas em meio ambiente e sustentabilidade, porém, a fala não foi coerente com as políticas internas do chefe de Estado desde o início de seu mandato e faltou apresentar iniciativas concretas do governo federal para concretizar as metas. 

    “Ele fez um discurso diplomático, que não trouxe novidades reais em termos de metas ambiciosas”, avalia Izabella Teixeira, bióloga e ex-ministra do Meio Ambiente entre 2010 a 2016. 

    Continua após a publicidade
    Publicidade