Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Míssil russo derrubou o voo MH17, diz relatório final

A comissão que investiga o acidente informou ter provas que demonstram a acusação. Relatório é o primeiro passo para o julgamento dos responsáveis

A comissão internacional de procuradores que investiga a derrubada de voo MH17 sobre o leste da Ucrânia em 2014 informa que o míssil que atingiu o avião civil “veio da Rússia”. Todas as 298 pessoas a bordo do Boeing 777 morreram e o míssil modelo ar-terra Buk partiu de um território na Ucrânia controlado por rebeldes separatistas apoiados pelo governo russo. O voo MH17, da Malaysia Airlines, fazia o trajeto entre Amsterdã e Kuala Lumpur.

Robby Oehler, que perdeu uma sobrinha no acidente, disse à BBC que os promotores informaram os parentes das vítimas que irão investigar cerca de 100 pessoas sobre o incidente. “Eles nos disseram como o Buk foi transportado e como eles chegaram a essa evidência. Eles têm gravações de telefones, fotos e vídeos”, disse ele.

Leia também
As teorias conspiratórias russas sobre o voo MH17
Como fica a geopolítica depois da tragédia com o voo MH17?
Ucrânia suspende por 24 horas as ações militares no leste

Segundo relatório dos investigadores, o armamento que abateu o voo civil em 17 de julho de 2014 — uma espécie de caminhão lança-mísseis — veio da Rússia, aliada aos rebeldes. Depois do acidente que causou a indignação mundial, a arma foi levada de volta aos seu proprietário, o Exército russo.

A equipe de investigação conjunta, liderada por procuradores holandeses, é composta ainda por profissionais da Austrália, Bélgica, Malásia e Ucrânia. Uma investigação pelo Conselho de Segurança holandês, no ano passado, descobriu que um míssil Buk de fabricação russa atingiu o avião, mas não disse onde ele foi lançado. As conclusões da investigação são destinadas a preparar o terreno para um julgamento criminal.

Rússia nega — Moscou reiterou que dados de radar mostraram que o avião não foi derrubado por um foguete disparado de um território comandado por separatistas pró-Rússia no leste ucraniano. “Dados de radar de identificaram todos os objetos voadores que poderiam ter sido lançados ou estar no ar sobre o território controlado por rebeldes naquele momento”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em Moscou. “Os dados são claros… não há foguete. Se havia um foguete, só poderia ter sido disparado de outro local”.

À época do incidente, separatistas pró-Rússia combatiam forças do governo da Ucrânia na região. O Boeing 777 se despedaçou em pleno ar, lançando destroços ao longo de vários quilômetros de campos em território rebelde.

(Da redação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Januario Neto Souza Neto

    Cadê o ministro fanfarrão cai ou não cai?

    Curtir

  2. Januario Neto Souza Neto

    Fernando Baiano dedurou o filho de FHC no negócio da Termorio, uma empresa constituída nos tempos do apagão. e veja nada a dizer???

    Curtir

  3. Januario Neto Souza Neto

    Cadê as manchetes repetitivas como voces fazem contra o lex luthor, vulgo ministro da justiça, o fanfarrão???

    Curtir

  4. Bom dia Brasil.
    Bom dia Mundo.
    A história da humanidade nos revela que o caminho da verdade, da razão e coração, é virtuoso e sempre vence. Existem tiranos, assassinos, criminosos, corruptores, mentirosos maquiavélicos, vendedores e compradores de poder, enfim, os que estão coadunados com o mal no existir, e estes, por algum tempo, até parecem invencíveis, mas no final, sempre caem em desgraça sem fim.

    Curtir

  5. Napoleao Gomes

    Os orientais se sentem protegidos pela Rússia apesar dos assassinatos cometidos pelo Putin. Só mesmo eles, inclusive a China poderão dar um fim neste facínora. Durante a guerra fria diziam que os russos comem carne de criancinhas; hoje eu acredito nisso!

    Curtir

  6. Catson Aruak

    Solicito ao sr.Januário, abaixo, que envide seus esforços em causas realmente relevantes, como LULA PRESO, DILMA ENJAULADA, GILBERTO CARVALHO NO INFERNO, etc. Ficar pedindo a cabeça do lex luthor é apenas BABAQUICE PETRALHA.

    Curtir

  7. Fábio Luís Inaimo

    Petralhada quando grita, é, Chama o Ladrão!! Prende a Policia!!!

    Curtir

  8. Isso é crime de guerra! Quem vai condenar putin? Cade o ban ki moon? Prisão dele, dos militares russos e dos rebeldes que invadiram a Ucrânia! Quem vai ter coragem de fazer bloqueios econômicos à rússia? Hillary Clinton? Barak Obama? Não, só o Trump tem saco roxo pra isso!

    Curtir

  9. Fábio Luís Inaimo

    E porque é os Estados Unidos que tem que intervir ? Se EUA intervem apanha porque interveio, se não intervem é porque não tem saco roxo?? Todos os países e a ONU tem que intervir !! Putim imperialista inconsequente afeta o mundo todo!

    Curtir