Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Saiba quem venceu o terceiro e último debate americano

Trump, em mais uma declaração polêmica e muito criticada, disse que decidirá “na hora” se aceitará o resultado das eleições do dia 8 de novembro

Por Da redação 20 out 2016, 07h24

A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, ganhou na noite desta quarta-feira o terceiro debate contra seu rival republicano, Donald Trump, com uma margem de 13 pontos (52% contra 39%), a menor entre os três embates, de acordo com uma pesquisa da emissora CNN.

Depois do primeiro debate realizado no dia 26 de setembro, 62% optaram por Hillary e 27% por Trump (uma diferença de 35 pontos), enquanto no segundo, no dia 9 deste mês, a margem baixou para 23 pontos (57% a 34%) em favor da democrata.

Leia também
Trump decidirá “na hora” se aceitará resultado das eleições
Trump usa palavra em espanhol ao prometer expulsar ilegais

Entre os que assistiam este último debate, 50% responderam que Hillary Clinton pode administrar melhor a economia (48% Trump), enquanto 49% disseram que o magnata nova-iorquino administrará melhor a imigração. A ORC realizou a pesquisa para a CNN após o fim do debate, com 547 entrevistados com uma margem de erro de 4%.

Resultado —Trump, em mais uma declaração polêmica e muito criticada, disse que decidirá “na hora” se aceitará o resultado das eleições do dia 8 de novembro. “Direi na hora. Vou manter o suspense”, respondeu Trump ao ser questionado em Las Vegas pelo moderador do último debate presidencial, Chris Wallace, se aceitará o resultado da disputa.

A frase motivou críticas até mesmo dos republicanos – há uma tradição na democracia americana de aceitar e respeitar o resultado das urnas. Foram políticos os americanos, inclusive, que iniciaram a liturgia de parabenizarem os candidatos vitoriosos com declarações públicas, algo cordial e saudável para o sistema democrático.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade