Greta Thunberg diz que Bolsonaro ‘falhou’ na gestão da pandemia
Ativista sueca discursou no lançamento de campanha para levar suprimentos médicos e telemedicina à Amazônia; Brasil é 3º país com mais óbitos por Covid-19

A ativista sueca Greta Thunberg disse nesta sexta-feira, 5, que o presidente Jair Bolsonaro falhou na gestão da pandemia do coronavírus. Conhecida por sua liderança no movimento contra as mudanças climáticas, Greta ampliou seu discurso e vem tratando de temas como a crise mundial de saúde da Covid-19 e, mais recentemente, os protestos contra o racismo que explodiram nos Estados Unidos.
“O governo Bolsonaro definitivamente falhou em combater a pandemia de coronavírus, como muitos outros governos também o fizeram”, disse Greta por meio de videoconferência.
ASSINE VEJA

Sua fala fez parte de um discurso durante o lançamento de uma campanha de financiamento coletivo para comprar suprimentos médicos e fornecer serviços de telemedicina para residentes da floresta amazônica brasileira, onde a debilidade dos serviços de saúde tornou a Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus, devastadora.
O Amazonas e o Pará têm, respectivamente, uma taxa de mortalidade de 52,7 a cada 100.000 habitantes e 39,7 a cada 100.000 habitantes. Enquanto isso, São Paulo, que possui cerca do triplo de casos de ambos os estados, tem 18,6 mortes por 100.000 habitantes.
Na quinta-feira 5, o Ministério da Saúde registrou 1.437 mortes por coronavírus em 24 horas, elevando o total para mais de 34.000 e ultrapassando a Itália.
O Brasil tornou-se a nação com o terceiro maior número de óbitos pelo vírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Agora, acumula ao menos 614.941 casos confirmados, sendo que 254.963 foram curados.
Governos de todo o mundo, incluindo o Brasil, “falharam em salvar vidas e, por isso, vimos muitas mortes que poderiam ter sido evitadas”, disse Greta.
Bolsonaro é crítico ferrenho das medidas de contenção da pandemia, como fechar negócios não essenciais e manter a população dentro de casa. Segundo ele, o dano econômico das restrições é pior do que o próprio risco à saúde apresentado pela Covid-19.
Também nesta sexta-feira, a cidade de São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil, permitiu a reabertura de concessionárias e escritórios durante quatro horas no dia.
“Precisamos nos manter unidos”, disse Greta. “A luta pela justiça social, justiça ambiental, justiça racial e justiça climática é a mesma luta”, completou, referindo-se também aos protestos contra o racismo entre as forças policiais que eclodiram nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, um homem negro que foi asfixiado por Derek Chauvin, um policial branco.
(Com Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.