Clique e assine com até 92% de desconto

Explosão em mina mata mais de 30 na Ucrânia

Acidente aconteceu no reduto separatista de Donetsk; mais de 40 operários estão desaparecidos

Por Da Redação 4 mar 2015, 07h03

Uma explosão em uma mina de carvão de Donetsk, no leste ucraniano, matou pelo menos 32 operários nesta quarta-feira, informou o presidente do parlamento da Ucrânia, Vladimir Groisman. “Esta manhã aconteceu uma tragédia na mina Zasiadko. Há vítimas fatais. Até o momento são 32 pessoas”, disse Groisman durante sessão da Câmara. Familiares dos trabalhadores se reuniram na entrada da mina desesperados em busca de informações sobre os mineiros, de acordo com um repórter da agência Reuters no local.

Leia também: Mortes na Ucrânia já passam de 6 mil, diz ONU

A mina de carvão fica localizada em uma das regiões controladas por rebeldes pró-russos. As autoridades separatistas não confirmaram o número de mortes apontado por Kiev, mas um líder sindical informou que 47 mineiros estavam desaparecidos. Relatos indicam que cerca de 70 operários trabalhavam no local no momento da explosão. A causa da explosão na mina de carvão Zasyadko ainda não era conhecida..

O líder do Sindicato Independente de Mineradores da Ucrânia, Mikhail Volinets, informou à agência russa RIA Novosti que as equipes de emergência atenderam cinco trabalhadores com ferimentos por queimaduras. Os socorristas aguardam a dispersão dos gases venenosos para entrar na mina. Inaugurada em 1958, no período soviético, a mina Zasiadko tem um longo histórico de acidentes. O maior deles foi registrado no dia 18 de novembro de 2007, quando 101 trabalhadores morreram em uma explosão.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade