Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Covid-19: Surto em boate de Praga atinge quase 100 pessoas

Governo da República Tcheca, que desde o início de julho libera as pessoas da obrigação do uso da máscara em ambientes fechados, cogita reimpor medida

Por Da Redação 23 jul 2020, 18h52

Um surto de Covid-19 em uma boate em Praga, na República Tcheca, já se espalhou entre pelo menos 98 pessoas, disseram as autoridades de saúde pública tchecas nesta quinta-feira, 23. O governo, que havia recentemente liberado a população do uso da máscara em ambientes fechados, afirmou que pode reimpor a obrigatoriedade do equipamento de proteção.

Dentre os que testaram positivo para a Covid-19, estão 68 clientes da boate Techech Mechtle, no centro da capital, e sete funcionários. Estas 75 pessoas, por sua vez, contaminaram outras 23 que não haviam passado pela boate.

Além dos 98 contaminados, mais de 270 pessoas foram colocadas em quarentena.

A imprensa tcheca reportou que alguns dos clientes que testaram positivo se contaminaram ao compartilhar bebidas uns com os outros.

Em comunicado, a Autoridade de Saúde Pública de Praga recomendou “enfaticamente que todos consumam sua bebida apenas com seu próprio copo e evite o consumo em um recipiente comum”.

As autoridades suspeitam que uma mulher assintomática tenha sido o paciente 0 do surto, que eclodiu em uma festa de aniversário em 11 de julho, cerca de uma semana após o governo da República Tcheca anunciar uma séria de medidas de reabertura pós-pandemia, que foram celebradas com um jantar coletivo de 2.000 convidados.

Continua após a publicidade

Em 30 de junho, as autoridades tchecas permitiram que pubs e restaurantes voltassem a receber clientes em período integral. Até então, esses estabelecimentos estavam proibidos de operar entre as 23h e as 6h.

Além disso, no mesmo dia, os cidadãos de Praga e da maior parte do território tcheco deixaram de ser obrigados a usar máscaras em praticamente todos os ambientes fechados, com exceção do metrô e de estabelecimentos médicos.

Moradores de Praga jantam em uma mesa de 500 metros de comprimento, se estendendo ao longo da medieval Ponte Karlův em celebração ao fim da quarentena na República Tcheca – 30/06/2020 David W. Cerny/Reuters

O primeiro-ministro, Andrej Babis, disse que a máscara pode voltar a ser obrigatória em mais espaços fechados após o país registrar 247 novos casos da Covid-19 na quarta-feira 22, recorde de contaminações em um mesmo dia no país em julho.

Segundo o jornal The New York Times, o número de novos casos diários por 100.000 habitantes subiu na República Tcheca de 1 para 1,5 nas últimas duas semanas, o que configura o país ainda em uma situação estável.

Como consta no relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) desta quinta-feira, as contaminações por Covid-19 no país são fruto de “surtos isolados”, que são mais controláveis do que um cenário de transmissão ampla, como é o caso do Brasil ou dos Estados Unidos.

  • Desde o início da pandemia, as autoridades tchecas relataram apenas 139 contaminações por 100.000 habitantes, índice semelhante ao da Finlândia. Em taxa de letalidade, a República Tcheca contabilizou três mortes por 100.000 habitantes, metade do que registrou a Argentina.

    (Com Reuters)

    Continua após a publicidade
    Publicidade