Clique e assine a partir de 9,90/mês

Covid-19: EUA devem suspender emissão de green card por 60 dias

Vistos de emprego temporário continuam a ser processados; Trump diz querer americanos desempregados em primeiro lugar na fila de emprego

Por Da Redação - 21 abr 2020, 20h11

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 21, que a imigração ao país será suspensa parcialmente por 60 dias para conter o impacto da pandemia da Covid-19 na economia americana. A medida, como reporta o jornal The Washington Post, deve apenas restringir à emissão de green cards, o documento de residência permanente nos Estados Unidos. Vistos de emprego temporário, porém, ainda seriam processados.

“Vou emitir uma suspensão temporária da imigração para os Estados Unidos”, disse Trump nesta terça-feira. “Ao fazer uma pausa, ajudaremos a colocar os americanos desempregados em primeiro lugar na fila para empregos. Seria errado substituí-los por novos trabalhadores imigrantes enviados do exterior”, concluiu.

Segundo uma matéria do Post de quinta-feira 16, mais de 22 milhões de americanos estão desempregados em meio à pandemia da Covid-19, na qual quase 2,4 milhões de pessoas adoeceram e mais de 160.000 morreram em todo mundo.

Mesmo em relação à suspensão dos green cards, segundo o portal de notícias Politico, deve haver exceções a trabalhadores de serviços essenciais, como aqueles da área da saúde. O decreto de Trump ainda não foi publicado no site oficial da Casa Branca.

Trump já havia anunciado na segunda-feira 20 pelo seu perfil no Twitter que suspenderia a imigração aos Estados Unidos. Sem explicar como a medida seria elaborada, ele disse que o país enfrenta um “inimigo invisível” e que os empregos precisavam ser protegidos.

Continua após a publicidade
Publicidade