Berlusconi se diz decepcionado com Putin: ‘Me parecia um homem de paz’
Anos depois de tratar o presidente russo como "irmão mais novo", ex-primeiro-ministro da Itália condenou invasão à Ucrânia

Silvio Berlusconi falou com decepção neste sábado, 9, sobre um velho amigo que manteve em seus últimos mandatos como primeiro-ministro da Itália: Vladimir Putin. Em seu primeiro discurso após a invasão russa na Ucrânia, em 14 de fevereiro, o magnata italiano de 85 anos disse que o presidente russo deve ser “responsabilizado por crimes de guerra”.
“É realmente uma pena. Não posso nem quero esconder a minha decepção com o comportamento de Putin que sempre me pareceu um homem da democracia e um homem de paz”, discursou Berlusconi, sob aplausos, durante uma convenção de seu partido conservador, Forza Italia, em Roma.
“O ataque à Ucrânia, em vez de trazer a Rússia para a Europa, a jogou nos braços da China. É realmente uma pena”, completou Berlusconi.
Anos atrás, Berlusconi, que foi primeiro-ministro de três governos (1994-95, 2001-2006 e 2008-2011), chegou a tratar Putin como “o número 1 entre os líderes mundiais” e até mesmo de “irmão mais novo”.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.