Americanos e norte-coreanos retomam negociações neste sábado
Desnuclearização da Coreia do Norte e fim das sanções dos EUA estarão sobre a mesa; com sucesso, Trump e Kim Jong-un se encontrarão pela quarta vez

Estados Unidos e Coreia do Norte devem retomar as negociações neste fim de semana, após quase oito meses de impasse sobre a retirada de sanções americanas em troca do desarmamento nuclear do país. A delegação norte-coreana se encontra nesta sexta-feira, 4, com representantes americanos para uma conversa preliminar. No sábado, 5, se dará a conversa para valer.
O desafio: garantir que o diálogo tenha sucesso o suficiente para providenciar um novo encontro entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Os americanos se mostram dispostos a suspender as sanções da ONU sobre exportação têxtil e de carvão do país por 36 meses em troca de compromisso verificável de redução do arsenal nuclear norte-coreano, informou o portal Vox.
A delegação americana é liderada por Stephen Biegun, representante especial para a Coreia do Norte. Kim Myong-gil, antigo embaixador norte-coreano no Vietnã, está acompanhado de outras três autoridades de seu país para negociar.
A retomada das negociações ocorre após a Coreia do Norte testar, na quarta-feira 2, um “novo tipo” de míssil balístico lançado de um submarino. Tratou-se da iniciativa mais significativa desde que Pyongyang começou a dialogar com Washington em 2018 para abandonar suas armas nucleares. O dispositivo, que emergiu do meio do oceano, atingiu 450 quilômetros de distância, em um sinal de que a costa americana não estará mais tão segura.
Mesmo assim, em sua primeira reação pública à “nova fase” do arsenal norte-coreano, Trump afirmou a repórteres na Casa Branca que está aberto às conversas. “Querem conversar, e nós conversaremos com eles”.
Pyongyang tem aumentado disparos de mísseis de curto alcance desde julho, descritos como “provocações” pelas autoridades americanas, mesmo que Trump tenha se mantido conciliador. Além disso, a Coreia do Norte é proibida de lançar mísseis balísticos por resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que, a pedido de França, Reino Unido e Alemanha, se reunirá no início da próxima semana para analisar a atividade mais recente do regime de Kim Jong-un
As negociações entre Washington e Pyongyang estão paradas desde o fiasco, em fevereiro passado, da segunda reunião entre os líderes norte-coreano e americano, em Hanói, no Vietnã. Trump recusou a oferta de Kim de fechar um campo de testes nucleares se os Estados Unidos retirassem as sanções contra a Coreia do Norte. Ainda assim, ambos se reencontraram rapidamente na Zona Desmilitarizada, na fronteira entre as duas Coreias, em julho passado.
Especialistas dizem que a demissão do ex-conselheiro de Segurança Nacional de Trump, John Bolton, pode ter contribuído para a decisão norte-coreana de dialogar. Sem seu tom severo e cético de Bolton em relação à Coreia do Norte, Trump continua elogiando, ainda com mais confiança, sua “amizade” com o líder norte-coreano, em quem diz “confiar”.
(Com AFP e Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.