Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Alemanha detecta variante brasileira do coronavírus pela 1ª vez

Uma pessoa que viajou ao Brasil testou positivo para Covid-19 ao voltar à Alemanha na semana passada; testes laboratoriais confirmaram a nova cepa

Por Da Redação
Atualizado em 22 jan 2021, 13h56 - Publicado em 22 jan 2021, 13h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Alemanha registrou nesta sexta-feira, 22, seu primeiro caso da variante brasileira do novo coronavírus no estado de Hesse, no centro do país. Autoridades sanitárias locais afirmaram que a variante é particularmente infecciosa.

    Publicidade

    O ministro regional de Assuntos Sociais, Kai Klose, disse que a pessoa infectada voltou recentemente de uma viagem ao Brasil e exames laboratoriais confirmaram que ela havia sido infectada com a nova cepa.

    Publicidade

    O viajante é assintomático e aterrissou no aeroporto de Frankfurt na quinta-feira passada. Ele testou positivo para a Covid-19 mediante um teste PCR. Apesar da confirmação do laboratório, ainda falta realizar o sequenciamento do vírus para oficializar o dado.

    Este é o primeiro caso no território alemão da variante detectada no Brasil, segundo o Instituto Robert Koch, centro epidemiológico de referência no país europeu.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A Alemanha já detectou os primeiros casos das outras variantes recentemente identificadas – a britânica e a sul-africana –, que parecem ter um maior potencial de infecção.

    Chamada de B.1.1.7 do SARS-CoV-2, a cepa foi descoberta inicialmente na Inglaterra, seguida de outros países na Europa. No início deste mês, o estado de São Paulo confirmou ao menos dois casos da variante. Alguns dias depois, o Japão a identificou em quatro pessoas que estiveram no Brasil.

    Publicidade

    Segundo análises iniciais, a nova cepa, que apresenta um grande número de mutações, pode ser até 74% mais transmissível. Isso porque parte das mutações se deu na proteína spike, responsável por conectar o vírus à célula humana. Até o momento, ela não tem sido tratada pelos cientistas como mais letal que as outras cepas.

    Continua após a publicidade

    As autoridades alemãs prorrogaram nesta semana as atuais restrições à vida pública e à atividade econômica, e endureceram algumas medidas para evitar que a propagação do vírus pressione ainda mais o sistema de saúde.

    Publicidade

    Nas últimas 24 horas, a Alemanha registrou 17.862 novos casos de Covid-19 e 859 mortes pela doença. Ao todo, o país acumula 2.106.262 contágios e 50.642 óbitos desde o início da pandemia.

    (Com AFP e EFE)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.