Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Qual foi a melhor equipe esportiva de 2016?

Cleveland Cavaliers, Mercedes, Palmeiras, seleção portuguesa ou Real Madrid? Vote na página de VEJA no Facebook

Quem foi a melhor equipe esportiva de 2016? Enquete de VEJA coloca na disputa o Cleveland Cavaliers (campeão da NBA), o Leicester City (campeão inglês), a Mercedes (campeã da Fórmula 1), o Palmeiras (campeão brasileiro) e a seleção argentina de tênis (campeã da Copa Davis). Vote na página de VEJA no Facebook.

Cleveland Cavaliers

O ano de 2016 foi marcado por títulos inéditos, como o do Cleveland Cavaliers. Comandada pelo astro LeBron James, a equipe conquistou seu primeiro título da NBA em junho, ao vencer o Golden State Warriors com uma virada espetacular. Grande sensação da temporada regular, o Golden State, de Stephen Curry, vencia as finais por 3 a 1, mas perdeu as últimas três partidas e ficou sem o bicampeonato. Mesmo jogando fora de casa, o Cleveland venceu o jogo 7 por 93 a 89 e conquistou a principal liga de basquete do mundo pela primeira vez.

LeBron James e demais jogadores do Cleveland Cavaliers, comemoram o título da NBA conquistado nas ruas de Ohio - 22/06/2016 LeBron James e demais jogadores do Cleveland Cavaliers, comemoram o título da NBA

LeBron James e demais jogadores do Cleveland Cavaliers, comemoram o título da NBA (Aaron Josefczyk/Reuters)

Leicester City

O modesto clube de futebol viveu um conto de fadas em 2016 ao conquistar o Campeonato Inglês pela primeira vez em seus 132 anos de história. Com um orçamento modestíssimo, jogadores até então pouco conhecidos (Jamie Vardy e Riyad Mahrez se tornariam estrelas) e um técnico com fama de pé frio, o italiano Claudio Ranieri, o Leicester desbancou as potências do país, como Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester City. Transportando para a realidade brasileira, é como se a Ponte Preta passasse por cima dos clubes mais ricos do país e conquistasse o Brasileirão pela primeira vez.

Leicester ergue a taça e se despede de casa com vitória sobre o Everton, válida pelo Campeonato Ingles, no King Power Stadium, na Inglaterra - 07/05/2016 Leicester ergue a taça e se despede de casa com vitória sobre o Everton, válida pelo Campeonato Ingles, no King Power Stadium, na Inglaterra – 07/05/2016

Leicester ergue a taça e se despede de casa com vitória sobre o Everton, válida pelo Campeonato Ingles, no King Power Stadium, na Inglaterra – 07/05/2016 (Darren Staples/Reuters/Reuters)

Mercedes

A escuderia alemã sobrou, pelo terceiro ano consecutivo, na Fórmula 1. Mais uma vez, a disputa pelo título ficou entre seus dois pilotos e, pela primeira vez, o alemão Nico Rosberg conseguiu superar o inglês Lewis Hamilton e faturar o título mundial – para, cinco dias depois, se aposentar. A Mercedes terminou a temporada com 765 pontos, contra 468 da vice-campeã Red Bull.

Nico Rosberg Nico Rosberg conquistou o título mundial e se aposentou cinco dias depois

Nico Rosberg conquistou o título mundial e se aposentou cinco dias depois (Charles Coates/Getty Images)

Palmeiras

O clube alviverde encerrou um longo jejum ao vencer o Campeonato Brasileiro depois de 22 anos. O time comandado por Cuca conquistou o eneacampeonato com uma rodada de antecedência, com vitória sobre a Chapecoense, no Allianz Parque. Em 2016, o Palmeiras ainda foi vice-campeão paulista e chegou à semifinal da Copa do Brasil.

Time do Palmeiras comemora título do Campeonato Brasileiro no estádio Allianz Parque Time do Palmeiras comemora título do Campeonato Brasileiro no estádio Allianz Parque

Time do Palmeiras comemora título do Campeonato Brasileiro no estádio Allianz Parque (Felipe Cotrim/VEJA.com)

Seleção argentina de tênis

Vice-campeã da Copa Davis em 1981, 2006, 2008 e 2011, a seleção argentina de tênis, enfim, conquistou o título com uma virada épica sobre a Croácia, em Zagreb, no fim de novembro. Com o Diego Armando Maradona na torcida, a Argentina chegou ao terceiro dia em desvantagem de 2 a 1 e precisando vencer os dois confrontos de simples, com Juan Martín Del Potro e Federico Delbonis. E conseguiu, de maneira dramática, no maior feito da história do tênis sul-americano.

Leonardo Mayer, Guido Pella, Federico Delbonis, Juan Martin del Potro e o técnico Daniel Orsanic celebram vitória na final da Copa Davis entre Argentina e Croácia Leonardo Mayer, Guido Pella, Federico Delbonis, Juan Martin del Potro e o técnico Daniel Orsanic

Leonardo Mayer, Guido Pella, Federico Delbonis, Juan Martin del Potro e o técnico Daniel Orsanic (/AFP)

Os leitores de VEJA votaram pelo Facebook e elegeram o Palmeiras como a melhor equipe esportiva de 2016, com 1.440 votos. Na sequência aparecem o Leicester City (com 1.411 votos), Mercedes (224), Cleveland Cavaliers (128) e, em último lugar, a Seleção argentina de tênis (79).