Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

NBA: Cleveland de LeBron fatura o título pela primeira vez

Em uma decisão que teve equilíbrio durante todo o tempo, o Cleveland Cavaliers de LeBron James conquistou seu primeiro título da NBA, ao vencer o Golden State Warriors, de Stephen Curry, na noite deste domingo, por 93 a 89, no sétimo e último jogo das finais da temporada, na Oracle Arena, na Califórnia.

NBA: saiba qual o salário das grandes estrelas do basquete

O Cleveland tinha na segunda-feira da semana passada uma vitória e três derrotas e bastava mais uma vitória para o Golden State garantir o bicampeonato. Comandado por LeBron, o Cleveland teve duas vitórias sensacionais, nos jogos 5 e 6, e conseguiu levar o último jogo sem deixar o adversário abrir vantagem e conseguindo manter o controle do jogo, mesmo fora de casa. Foi a primeira vez que uma equipe se tornou campeã, revertendo um placar de desvantagem em 3 a 1.

LeBron – O jogador de 31 anos teve desempenho fantástico, com 27 pontos, 11 rebotes e 11 assistências – ele foi eleito o melhor jogador das finais, mas ajudou o Cleveland a ganhar este titulo principalmente a partir do quinto jogo, com atuações memoráveis.

Após a partida, LeBron estava com a voz embargada e deu uma emocionante entrevista ainda em quadra. “Há dois anos eu prometi o titulo para Cleveland. Eu fiz de tudo. Dei meu sangue, meu suor e mantive uma atitude positiva contra todos. Eu acredito que Deus preparou isso para mim. Cleveland, isso é para vocês!”.

Foi o terceiro título de LeBron (tem dois com o Miami Heat) e a primeira conquista esportiva do estado de Ohio em 52 anos. Além disso, desde que a franquia foi criada na cidade de Ohio em 1970, esta foi a terceira final da equipe – perdeu para San Antonio Spurs, em 2007, e para o próprio Golden State Warriors, na temporada passada.

Jogo – Com quase 20.000 pessoas na Oracle Arena, um jogo equilibrado e eletrizante. No primeiro quarto de partida, o Cleveland venceu por um ponto de diferença (23 a 22). No segundo quarto, reação e vitória dos donos de casa por 27 a 19 – o primeiro tempo fechou em 49 a 42 para o Golden State.

No terceiro quarto que o time de LeBron voltou para o jogo e venceu por 33 a 27, mas, mesmo assim, o Golden State ainda vencia o jogo por 76 a 75.

O quarto e decisivo período foi o melhor e mais emocionante, com várias trocas na liderança do placar. Nos últimos minutos, com 89 a 89, LeBron deu um toco incrível em Daymond Green e na sequência, com menos de dois minutos para o fim, coube a Kyrie Irving anotar a decisiva cesta de três pontos.

Stephen Curry ainda tentou empatar, mas não teve sucesso e no contra-ataque LeBron tentou uma enterrada sobre Green e sofreu falta. Acertou um dos dois lances livres e abriu quatro pontos com 10 segundos no relógio. No desespero, o Golden State tentou fazer o marcar mas não conseguiu.

(Com Estadão Conteúdo)