Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil conquista ouro por equipes na ginástica masculina

A ginástica artística masculina conquistou na noite desta terça-feira um título histórico para o Brasil. Liderada por Diego Hypólito, a seleção brasileira ganhou a medalha de ouro por equipes no Pan de Guadalajara. Além disso, garantiu presença em todas as finais individuais da competição, tanto no individual geral quanto nos seis aparelhos.

A boa fase da seleção masculina já tinha sido mostrada há dez dias, durante a disputa do Mundial de Ginástica Artística, em Tóquio, no Japão, quando o Brasil conquistou duas medalhas: prata com Arthur Zanetti (nas argolas) e bronze com Diego Hypólito (no solo). Dessa vez, porém, a equipe foi além, ao conquistar o inédito título no Pan.

A equipe formada por Diego Hypólito, Petrix Barbosa, Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Péricles da Silva e Sergio Sasaki marcou 346.100 pontos nesta terça-feira e superou Porto Rico, para quem tinha perdido o ouro no Pan do Rio, em 2007. Em Guadalajara, os porto-riquenhos ficaram com a prata (344.850) e os Estados Unidos levaram bronze (342.000).

Além do inédito título por equipes, a ginástica masculina do Brasil ainda tem boas chances de ganhar mais medalhas no Pan de Guadalajara. Sergio Sasaki, por exemplo, se classificou para a final do individual geral com a melhor nota e vai disputar o ouro já nesta quarta-feira – Petrix Barbosa é o outro representante brasileiro nessa decisão.

Diego Hypólito confirmou seu favoritismo no solo e também passou para a final com a melhor nota – a decisão da medalha será na quinta-feira e ainda terá outro brasileiro na disputa, Sergio Sasaki. Diego também vai lutar por medalha na prova do salto, que acontece na sexta-feira.

Outro alteta a obter o primeiro lugar nas eliminatórias foi Arthur Zanetti, que agora busca o ouro nas argolas, em outra disputa marcada para quinta. Sergio Sasaki, por sua vez, está também nas finais do cavalo com alças (na quinta) e das barras paralelas (na sexta). Petrix Barbosa ficou entre os oito finalistas da barra fixa, cuja decisão está marcada para ser realizada na sexta.

(Com Agência Estado)