Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo ‘Caça-Fantasmas’ pode ser banido da China

Filme deve sofrer em bilheteria se ficar fora do segundo maior mercado cinematográfico do mundo

Não está fácil a vida do novo filme da franquia Caça-Fantasmas. Após enfrentar um clima de boicote nos Estados Unidos, onde antigos fãs dos longas dos anos 1980 rechaçaram a inclusão de mulheres nos papéis principais, a produção agora deve ficar de fora dos cinemas da China, segundo maior mercado cinematográfico do mundo.

Segundo o The Hollywood Reporter, o país vai impedir que o filme seja exibido por lá, já que os censores chineses acreditam que o longa não terá apelo junto ao público local.

“Está confirmado que Caça-Fantasmas não será exibido na China, pois o filme não é atrativo para nossa audiência”, diz uma fonte chinesa, envolvida no processo de liberação dos títulos que entram no país. “A maioria dos chineses nunca viu os dois filmes anteriores, então não há apelo para o terceiro”.

A Sony, distribuidora do longa, não comentou a matéria, porém fontes da empresa afirmaram ao site Deadline que Caça-Fantasmas ainda não passou pelo processo de exibição para aprovação dos censores chineses, o que deve acontecer na próxima semana.

Leia também:
‘Caça-Fantasmas’ honra espírito(s) dos filmes originais
‘Caça-Fantasmas’ será uma franquia infinita, diz produtor
Diretor do novo ‘Caça-Fantasmas’ acusa críticos de machismo

Xô, fantasmas – Outros importantes veículos internacionais, como a revista Variety, afirmam, contudo, que a censura estaria ligada a uma antiga ideologia do Partido Comunista, que barra filmes com temáticas que “promovam rituais ou superstições”. Motivo pelo qual longas de terror e até o bobo Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006) não passaram pelo crivo do país.

Tanto que a Sony rebatizou Caça-Fantasmas com outro título, para aprovação dos chineses. Por lá, o filme se chamaria Super Power Dare Die Team, algo como “Superpoderes Desafiam o Time da Morte”.

Seja qual for o motivo, se não entrar no mercado chinês, o novo Caça-Fantasmas pode ter um resultado de bilheteria ruim. Com orçamento de 150 milhões de dólares, a produção precisa somar cerca de 450 milhões para ser considerada lucrativa. O longa ganha sua estreia mundial neste fim de semana. No Brasil, ele entrou em cartaz nesta quinta-feira.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos Binelli

    Infelizmente o filme é SEXISTA. Sim, isto mesmo. Mulheres como protagonistas e ‘recepcionisto’ (Dilmês Castiço) bonitão. Nada havia disto nos filmes anteriores.

    Curtir

  2. Tiburtino Lacerda

    Pois é, o Partido comunista, Chinês, DESESTIMULA filmes, que falem de SUPERSTIÇÕES.Quanta DIFERENÇA, para o Ocidente, onde o cara CONSEGUE ACREDITAR em algum Papai do Céu, cheio de superpoderes, eterno, é claro, invisível, que mora nas nuvens e ACHA que está abafando!

    Curtir