Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hollywood perdeu US$ 1 bilhão com blockbusters em 2016

Bilheterias fracas de ‘Ben-Hur’, ‘O Bom Gigante Amigo’ e ‘Alice Através do Espelho’ são alguns dos exemplos que afundaram os estúdios americanos

O ano de 2016 não foi dos melhores para Hollywood. A qualidade duvidável da recente leva de blockbusters refletiu nas bilheterias. No total, estima-se que quase 1 bilhão de dólares será perdido com a atual temporada.

A conta, que ilustra uma reportagem da Bloomberg, assinala que os principais estúdios de Hollywood vão arcar, juntos, com um prejuízo de 915,6 milhões de dólares. A análise leva em consideração o custo do projeto, desde sua concepção até o lançamento, com campanhas de marketing e comerciais em TV. Dos 32 filmes de verão – período entre abril e agosto, em que os principais e mais caros longas são lançados —17 fecharam no vermelho.

LEIA TAMBÉM:
Estudo aponta que Hollywood é ‘o epicentro’ da exclusão
Animações dominam bilheteria no Brasil e nos EUA

Os grandes fracassos do ano foram o remake Ben-Hur e O Bom Gigante Amigo, novo filme de Steven Spielberg. O épico que conta com Rodrigo Santoro no elenco perdeu pouco mais de 120 milhões de dólares, enquanto a aventura infantojuvenil de Spielberg ficou em torno de 115 milhões de dólares no negativo.

Completa a lista dos dez filmes que mais deram prejuízo, respectivamente: Alice Através do Espelho; Kubo e as Cordas Mágicas; Star Trek: Sem Fronteiras; Cães de Guerra; As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras; Meu Amigo, O Dragão; Caça-Fantasmas; e Popstar: Never Stop.

É possível que o mercado cinematográfico feche o ano em baixa, em comparação com 2015, quando o setor, nos Estados Unidos, bateu recorde no valor de ingressos vendidos, com 11,12 bilhões de dólares arrecadados.