Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estudantes que validam questões do Enem podem ter levado testes para escola, diz diretor

Ele confirma que colégio possui questões idênticas às da avaliação federal

O diretor do Colégio Christus, Davi Rocha, admitiu que os estudantes da escola tiveram, há cerca de três semanas, acesso a questões similares às apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 no último fim de semana. Os testes realizados pelos estudantes cearenses durante um simulado foram divulgados na internet nesta quarta-feira.

Leia também:

MEC admite que estudantes tiveram acesso a questões antes do Enem

Como recorrer à Justiça em caso de falha no Enem

Procurador avisou que estaria de olho no Enem 2011

Segundo ele, a instituição ainda estuda como as questões do Enem foram parar em seu simulado, mas já trabalha com uma hipótese: “As questões que fazem parte do banco de dados do Inep (autarquia do Ministério da Educação que organiza o Enem) são pré-testadas em diversas escolas do Brasil, inclusive aqui no Christus”, diz Rocha. “É possível que alunos que realizaram o pré-teste tenham trazido as questões para nossos professores, que as incluíram no simulado.”

O mecanismo do Enem se baseia na Teoria da Resposta ao Item (TRI). Por ele, cada questão recebe um peso diferente devido ao seu grau de dificuldade. Por isso, todas as questões precisam ser testadas por estudantes de diferentes escolas do Brasil.”Não sei exatamente quando esse pré-teste foi feito aqui, mas ele é legal e está previsto pelo Inep”, diz Rocha.

Leia mais:

MEC admite que estudantes tiveram acesso a questões antes do Enem

Como recorrer à Justiça em caso de falha no Enem

Procurador avisou que estaria de olho no Enem 2011