Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Português tem as duas questões mais difíceis deste domingo

A prova de português teve questões de nível médio, mas duas perguntas exigiram muito dos alunos. Professores do Anglo debateram longamete as respostas

Duas questões de português foram muito debatidas pelos professores do Anglo, em São Paulo, desde que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi encerrado. Feitas por 8,3 milhões de estudantes neste domingo, as perguntas 98 e 123 da prova cinza (confira as questões em imagens abaixo)  (134 na amarela, 116 na azul, 113 na rosa; e 198 na amarela, 113 na azul, 116 na rosa) deram um nó na cabeça de muita gente. De acordo com o supervisor de português do Anglo, Eduardo Calbucci, as questões exigiam que o candidato fizesse a interpretação de textos poéticos. O que aumentou o nível de dificuldade das duas, no entanto, foram os fatores que tornavam cada alternativa errada; como eram muitos sutis, tornaram a escolha dos candidatos entre uma a outra mais complicada e demorada.

Uma das questões apresentava um poema de Ana Cristina César, comentando o lirismo, e exigia que o candidato marcasse a alternativa que melhor representasse a relação entre as definições apresentadas pela autora e o que a produção do texto indica. Na outra, pedia-se que o estudante conseguisse refletir sobre o processo criativo do poema “Sem acessórios nem som”, de Armando Freitas Filho.

 

98

Para Calbucci, fica claro que o Enem está exigindo mais interpretações de textos nesses moldes nos últimos anos – e dá dicas para quando os alunos se depararem com questões como essa. “É o tipo de pergunta que não vai ter grande peso no resultado final para o candidato, por isso é importante que ele não gaste muito tempo a resolvendo. A dica é passar adiante e focar na redação ou garantir outras questões”, afirma.

Os professores do Anglo resolveram deixar sem resposta a pergunta 98 (134 na amarela, 116 na azul, 113 na rosa). A questão 123 na prova cinza, 198 na amarela, 113 na azul, 116 na rosa teve como resposta a alternativa “c”. Confira o gabarito extraoficial completo das provas realizadas neste sábado e domingo, feito pelos professores do Anglo Vestibulares.

montagem_123

Enem remarcado

O Enem foi realizado neste fim de semana por 8,3 milhões de candidatos em todo o país. Na manhã do sábado, o número de alunos que tiveram Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) remarcado cresceu para 271.918, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). Ao todo, 405 escolas integram a lista de escolas ocupadas que seriam locais de prova – o exame desses alunos será aplicado em 3 e 4 de dezembro.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Euzir Baggio

    “por isso é importante que ele não gaste muito tempo a resolvendo. A dica é passar adiante…..”
    Vejam senhores leitores, a frase acima é de Dona Marina. Está incluída no texto sobre questões dos ENEM. Notem a concordância pronominal onde ela diz para não se perder muito tempo com perguntas capciosas. …não perder muito tempo a resolvendo…. Que tal resolvendo-a, Dona Marina??

    Curtir

  2. Rosa Moreira Correêa

    Concordo Euzir Baggio, estranhei bastante quando li…

    Curtir

  3. Para falar a verdade tem muita coisa desnecessária que aprendemos. Muita coisa que aprendi no ensino médio nunca me serviu para nada. Tem que haver reformulação do Ensino Médio sim, muita informação desnecessária.

    Curtir

  4. Luiz Roberto

    Euzir Baggio, não seria COLOCAÇÃO pronominal?

    Curtir