Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

A questão de história mais difícil das últimas edições da Fuvest

A pergunta 24 exigia do candidato conhecimento específico em uma obra pouco conhecida. Abordagem não é comum para o exame

Por Teo Cury Atualizado em 28 nov 2016, 10h57 - Publicado em 27 nov 2016, 23h20

Os cerca de 137.000 candidatos que prestaram a Fuvest neste domingo foram surpreendidos por uma das questões mais difíceis do exame que seleciona os estudantes para a USP e para a Faculdade de Medicina Santa Casa.

A questão 24 de história da prova V exibia a imagem que integra um manuscrito do romance inacabado Le Conte Du Graal, do início do século XII, escrita por Chrétien de Troyes, uma das mais notáveis da cultura medieval.

  • Para o supervisor de história do Anglo Gianpaolo Dorigo, a questão não foi justa. “Ela exigia uma relação das culturas cristãs e pagãs a partir de uma obra, além das características minuciosas desse romance, que nenhum candidato conhece.” De acordo com Dorigo, a abordagem desta Fuvest não é comum. “Além disso, é de uma efetividade duvidosa”, critica.

    No geral, a prova de história seguiu o padrão Fuvest. “Ela teve questões de nível fácil, médio e difícil. O ponto é que as difíceis eram bastante difíceis”, acrescenta. Essa edição contou com textos mais longos que de outras. “A prova de história da Fuvest leva em média 30 minutos. Esta, levou de 45 minutos a uma hora para ser resolvida por um bom aluno.”

    Confira abaixo a questão de história que deu o que falar:

    Questão 24 prova V, Fuvest 2016

    Escorregadas

    Para o supervisor do Anglo, as questões 26, 27 e 30 foram consideradas “escorregadas”. “A questão 26 tem alternativas ambíguas. A ‘C’ e a ‘E’ parecem estar certas. Só conseguimos diferenciá-las graças ao gabarito. A 27, por sua vez, exigiu do candidato um conhecimento de datas. Normalmente, a questão traz o movimento para situar o candidato. Exigir que o estudante saiba datas é um método antigo e incomum. Já a 30, sobre reforma eleitoral no Império também não é comum para a Fuvest.”

    Primeira fase

    Neste domingo, 136.736 candidatos prestaram a primeira fase da Fuvest. Em disputa, estão 8.734 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 120 da Faculdade de Medicina da Santa Casa. Com 90 questões múltipla escola, a prova aborda o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, com algumas questões interdisciplinares. São cinco horas de duração da prova — em média, os candidatos têm pouco mais de três minutos para cada questão.

    Continua após a publicidade
    Publicidade