Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Fuvest 2016: Matemática cobra criatividade de candidatos

Os estudantes tiveram que testar suas habilidades criativas até em questões de geometria plana

Por Teo Cury Atualizado em 28 nov 2016, 00h46 - Publicado em 27 nov 2016, 23h19

Os candidatos que prestaram a primeira fase da Fuvest neste domingo encararam uma prova de matemática com questões que dependiam de criatividade para serem solucionadas.

Das dez questões, três exigiram um pouco mais dos candidatos, de acordo com o professor de matemática e autor dos livros didáticos do Anglo Thiago Dutra – foram elas as de número 82, 83 e 85 na prova V. “Neste ano, a prova avaliou o raciocínio do candidato. O estudante tinha que pensar em matemática, não só aplicar fórmulas.”

  • A questão 85, também da prova V, por exemplo, exigia do candidato uma essência de habilidade geométrica. “Uma figura como a apresentada não dá para pensar direito. É preciso desmembrá-la e ter criatividade em traçar segmentos”, explica.

    O mesmo se aplica à questão 82. “Foi difícil à beça”, na opinião do supervisor de matemática Roberto Cardoso. “Nessa, o candidato não consegue chegar à resposta correta, a alternativa B, rapidamente. Assim, o estudante teve de testar diferentes possibilidades até chegar à certa. É uma questão muito trabalhosa.” Tanto para Dutra como para Cardoso, o candidato gastaria mais tempo do que a média de três minutos para resolver essas três questões.

    Primeira fase

    Neste domingo, 136.736 candidatos prestaram a primeira fase da Fuvest. Em disputa, estão 8.734 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 120 da Faculdade de Medicina da Santa Casa. Com 90 questões múltipla escola, a prova aborda o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, com algumas questões interdisciplinares. São cinco horas de duração da prova — em média, os candidatos têm pouco mais de três minutos para cada questão.

    Continua após a publicidade
    Publicidade