O Santander Brasil foi o banco que registrou o maior índice de reclamações de clientes em janeiro, informou o Banco Central, nesta segunda-feira. Segundo o levantamento, que leva em consideração o número de reclamações procedentes em relação ao total de clientes de cada instituição financeira, o índice do Santander Brasil foi de 1,64, o maior entre os bancos com mais de um milhão de clientes.
Em segundo lugar, ficou o HSBC, com taxa de 1,37. Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal completam as cinco primeiras colocações do ranking, com taxas de 1,19, 1,15, 0,82, respectivamente. O índice é obtido dividindo-se o total de reclamações procedentes pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
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Em nota, o Santander respondeu que vem fazendo uma revisão de processos, ofertas e atendimento para simplificá-los e torná-los mais ágeis e melhorar a experiência dos consumidores. “O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e, por isso, continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores”, afirmou o banco.
Em relação apenas ao número de reclamações procedentes, a Caixa aparece em primeiro lugar, com 454 queixas, seguida por BB (409), Santander Brasil (382), Itaú (310), Bradesco (273), HSBC (81) e Banrisul (16).
(com agência Reuters)