O que mais irritou os consumidores em 2016? Enquete de VEJA coloca na disputa os bloqueios ao WhatsApp, os celulares explosivos da Samsung, o extrato de tomate com pelo de rato, o Toblerone com menos triângulos e a alta de preços da Netshoes sobe preço em meio à tragédia. Vote na página de VEJA no Facebook.
Bloqueios ao WhatsApp
Decisões judiciais bloquearam o WhatsApp no Brasil mais de uma vez em 2016. Os bloqueios foram determinados para que o Facebook, dono do aplicativo, colaborasse com investigações sobre tráfico de drogas. Os bloqueios não duraram muito, o que não impediu o tema de ser um dos campeões de queixas dos usuários nas redes sociais – e também fora delas.
Celulares explosivos da Samsung
O Galaxy Note 7, smartphone lançado pela Samsung em 2016, foi uma dor de cabeça gigantesca para a empresa. Muitos aparelhos pegavam fogo ou simplesmente explodiam quando suas baterias estavam sendo carregadas. O problema exigiu um recall de mais de 2 milhões de aparelhos no mundo – e, por fim, a interrupção de sua produção.
Toblerone com menos triângulos
O chocolate Toblerone, com sua tradicional barra dividida em pequenas “pirâmides”, mudou de formato no Reino Unido – e despertou a fúria de centenas de consumidores nas redes sociais. O formato triangular das subdivisões da barra permanece, mas a distância entre cada um dos pedaços cresceu. Os fãs da marca não perdoaram.
Extrato de tomate com pelo de rato
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e a distribuição de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Amorita, Predilecta, Aro e Elefante, além de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola. A punição às cinco marcas deveu-se a uma descoberta pouco lisonjeira: havia pelo de roedor nos lotes proibidos.
Alta de preços da Netshoes
Em uma ação ligada à Black Friday, a Netshoes havia colocado em promoção camisas de inúmeros clubes de futebol, entre eles a Chapecoense. No dia da tragédia com o avião da equipe na Colômbia, os preços subiram para retornar a seu nível habitual – e os consumidores, inconformados com o aparente “oportunismo”, desaguaram críticas contra a empresa. A Netshoes esclareceu que o “aumento” dos preços havia, na verdade, ocorrido automaticamente por causa do fim dos estoques, e que, para não soar como oportunismo, ela voltou a baixá-los manualmente, mas, involuntário ou não, o reajuste irritou muita gente.
Os leitores de VEJA votaram pelo Facebook e elegeram o bloqueio do WhatsApp como o episódio que mais irritou o consumidor em 2017, com 2.861 votos. Na sequência aparecem o a alta de preços da Netshoes (com 1.761 votos), pelo de rato no molho de tomate (583), Toblerone com menos triângulos (257) e, em último lugar, os celulares explosivos (198).