Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate de 5 marcas

A punição às cinco marcas se deu com base em laudos que detectaram matéria estranha indicativa de risco à saúde humana - pelo de roedor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e a distribuição de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Amorita, Predilecta, Aro e Elefante, além de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola. A punição às cinco marcas se deu com base em laudos que detectaram matéria estranha indicativa de risco à saúde humana – pelo de roedor – acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente. As empresas terão de recolher os estoques dos produtos existentes no mercado.

As decisões da Anvisa estão publicadas em resoluções no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 28. A primeira refere-se ao lote L 076 M2P e validade de 01/04/2017 do extrato de tomate Amorita, fabricado por Stella D’Oro. A segunda, ao extrato de tomate Predilecta lote 213 23IE e validade 03/2017. A terceira trata do molho de tomate tradicional Pomarola lote 030903 e validade 31/08/2017 e também do extrato de tomate Elefante lote 032502 e validade 18/08/2017.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Aloizio Barros de Souza

    Mas o que pelo de roedor faz num extrato de tomate????

    Curtir

  2. Marcelo Xavier de Andrade

    Então há um limite aceitável de pelos de rato no extrato?
    Vou parar imediatamente de comprar estes produtos… tá loco

    Curtir

  3. Adriana Sousa

    Que nojo! 😦
    Parando de comer isso…

    Curtir

  4. neusa de oliveira

    Não uso, há muito tempo, extratos e molhos prontos, são muito ácidos. Quem gosta de muito molho, use mais tomate, muita salsinha, manjericão, fica muito mais saboroso e ilimina essas suspeitas de falta de higiene das nossas industrias e de ações de empregados criminosos.

    Curtir

  5. Francisco Moreira

    Compre os tomates bem maduros, lave bem com água e sabão, congele, quando precisar de molho, descongele, tire a pele, triture, adicione os temperos de seu gosto, adicione colorau, deixe ferver e estará pronto seu próprio molho, SEM PELOS OU OUTRA “M” QUALQUER DE ROEDOR.

    Curtir

  6. Carlos Meireles

    Em janeiro eu retornava de férias e ainda próximo a Luiz Eduardo, na 020, um caminhoneiro me pediu carona até a divisa da BA/GO…No caminho ele contou q não comia molho de tomate de forma alguma, conversa derivada de eu ter mencionado que gostava de preparar molho, e perguntei o motivo e ele disse: Simples, eu carrego carga de tomate e ali tem de tudo de rato até cobras e lagartixas e tudo isso é jogado numa grande piscina, aquilo q boiar e conseguir sair, vive! o resto vira tudo molho! Eu gravei a conversa!

    Curtir

  7. Carlos Meireles

    Agora, imaginem que frango até pouco tempo levava 90 dias do nascimento até o abate…A gente reclamava, mas e agora já tem franguinho chegando na mesa do brasileiro com 30 de existência entre o nascimento e o abate…Alguém que me diga que isso é mentira e que a gente não está consumindo somente hormônio e vez de carne?

    Curtir

  8. Rita De Cassia Carvalho Silva

    Eu faço meu molho.

    Curtir

  9. RODRIGUES DE FREITAS

    Um dos grandes problemas são as embalagens que são recebidas do fabricante e ficam expostas a todo o tipo de impureza até ir para a área de produção, outro, é a limpeza das máquinas que são utilizadas que não sofrem uma higienização correta, ou mesmo, nenhuma, e são atacadas por insetos, roedores, poeira e tudo mais que venha poluir o produto. Está faltando nas fábricas pessoas que coordenem esta área, coisa que as fábricas pouco se interessam. Não são só os extratos de tomate, o problema são de todos os produtos embalados e enlatados. É só a ANVISA pesquisar.

    Curtir