Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dia da Cerveja é celebrado em mais de 50 países

Data foi criada em 2007, na Califórnia, por quatro amigos - e hoje é celebrada com mais de 200 eventos ao redor do mundo

Por Da Redação
2 ago 2013, 07h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Dia Internacional da Cerveja é uma celebração que ocorre em mais de 50 países, sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto – inverno no Brasil, mas pleno verão nos Estados Unidos, país onde a data foi criada. Em meados de 2007, quatro amigos californianos se perguntavam a razão de não haver uma data comemorativa para a cerveja – e que fosse tão popular quanto o dia de St. Patrick, comemoração irlandesa regada a cerveja Guiness.

    Publicidade

    “O primeiro Dia Internacional da Cerveja foi apenas celebrado por um grupo de amigos num bar. Mas, em 2008, nós, literalmente, entramos em todos os bares da cidade e pedimos para que as pessoas começassem a celebrar. Desde então, criamos diversas ferramentas para tornar esse dia uma data comemorativa”, afirma Evan Hamilton, natural de Santa Cruz, na Califórnia, e um dos idealizadores da festa.

    Publicidade

    Cinco anos depois, a festa está longe de alcançar a popularidade do dia de St. Patrick, mas já angaria milhares de adeptos e ganha a simpatia dos grandes fabricantes da bebida. “A celebração é essencial para que a sociedade se anime para os desafios futuros. A gente precisa celebrar as coisas boas no Brasil. E a cerveja é uma delas”, afirma Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil, a associação que representa as quatro maiores fabricantes de cerveja do país. “A festa é válida, desde que seja feita com consciência e responsabilidade”, diz o executivo.

    Ressaca em 2013 – Bebida mais consumida no Brasil, a cerveja não passa por um de seus melhores anos. A produção recuou 1,8% no primeiro semestre, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. O setor, que costumava crescer de 5% a 6% ao ano, recuou pela primeira vez desde 2010, ano em que o Sicobe foi criado. “A desaceleração do crescimento da renda a própria migração de classe tem efeito na queda de consumo e produção. Também há o fator inflacionário e o comportamento do próprio consumidor. Toda essa questão da insegurança também se reflete no consumo fora de casa”, afirma Petroni, da CervBrasil.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Até mesmo a Ambev, maior fabricante de cervejas do Brasil (é dona de marcas como Skol, Brahma, Antárctica, Stella Artois e Budweiser), e subsidiária da maior empresa do setor no mundo, tem passado por percalços devido à desaceleração econômica. Nos resultados trimestrais divulgados no início da semana, a empresa fundada pelo bilionário Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, viu suas vendas e seu lucro encolherem no Brasil, na comparação anual.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.