Lucro da InBev cresce, apesar de vendas menores de cerveja
No Brasil, a unidade AmBev divulgou lucro de 1,88 bilhão de reais para o segundo trimestre, queda anual de 1,1%
A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, vendeu menos cerveja mas fez mais dinheiro que o esperado no segundo trimestre, apoiada em aumentos de preços que minimizaram o impacto de enfraquecimento do real e em melhora no desempenho nos Estados Unidos.
A companhia teve queda de 1,2%nas vendas em volume em comparação com o mesmo período do ano passado, mas a receita subiu 3,9% e a companhia reverteu declínio que já durava um ano de sua margem de lucro no Brasil e nos EUA.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 5,8%, para 3,9 bilhões de dólares, superando ligeiramente expectativa média de analistas de 3,78 bilhões.
Nos EUA, onde a companhia tem quase metade do mercado de cerveja, a receita cresceu graças a aumentos de preços promovidos no final de 2012 e desempenho positivo de novos produtos.
No Brasil, onde a empresa tem dois terços do mercado, a unidade AmBev teve um segundo trimestre consecutivo de queda nos volumes de vendas, um modesto recuo de 0,4% ante queda de 8,2% no primeiro trimestre. A unidade divulgou nesta quarta-feira lucro líquido de 1,88 bilhão de reais para o segundo trimestre, queda anual de 1,1%.
A InBev informou que foi beneficiada pelo clima e pela Copa das Confederações no Brasil, que adicionaram cerca de 30 milhões de litros.
O vice-presidente financeiro, Felipe Dutra, disse que o evento serviu como bom teste para a Copa do Mundo do próximo ano no país, quando o impulso aos volumes pode ser quatro vezes maior.
(Com Agência Reuters)