PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Putin usa JK Rowling para atacar Ocidente – e autora rebate

Ditador citou cancelamento da autora por suas falas sobre pessoas trans para sustentar que países democráticos tentam fazer o mesmo com a Rússia

Por Marcelo Canquerino 25 mar 2022, 14h38

Em uma publicação no Twitter nesta sexta-feira, 25, a escritora britânica JK Rowling criticou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, após ele dizer que o Ocidente está tentando “cancelar” seu país, assim como cancelou a autora por seus comentários contra a comunidade trans. Rowling, mundialmente famosa por ter escritos os livros da saga Harry Potter, não gostou nada dos comentários e divulgou um artigo criticando o presidente e se posicionando a favor da Ucrânia na guerra.

Durante um pronunciamento televisivo, Putin falou que a cultura ocidental adora cancelar as coisas. “Eles cancelaram [JK] Rowling recentemente, a autora de livros infantis. Suas obras são publicadas em todo o mundo, [mas fizeram isso] apenas porque ela não satisfez as exigências dos direitos de gênero. Eles agora estão tentando cancelar nosso país”, acrescentou. O presidente da Rússia também chegou ao nível de comparar a cultura do cancelamento à prática ignóbil dos nazistas de queimar livros durante a II Guerra Mundial. “Estou falando da discriminação progressiva de tudo que tenha a ver com a Rússia”, finalizou.

Como resposta, JK Rowling teceu comentários ácidos sobre as atitudes que a Rússia vem tomando na guerra contra a Ucrânia. “As críticas à cultura ocidental de cancelamento possivelmente não são mais bem feitas por aqueles que atualmente matam civis pelo crime de resistência, ou que prendem e envenenam seus críticos”, escreveu no Twitter com a hashtag “I Stand With Ukraine” (Eu estou com a Ucrânia, em tradução livre).

Vale ressaltar que nos últimos a autora vem enfrentando problemas com a comunidade transsexual pelo seu posicionamento sobre o tema. Objeto de controvérsias, Rowling argumenta que debater identidade de gênero nega o sexo biológico. A última polêmica em que se envolveu aconteceu esse ano, quando ela se posicionou contra um projeto de lei na Escócia que tornaria mais fácil o reconhecimento do gênero de pessoas trans.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.