Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Oscar: “spoilers” de outras premiações podem estragar a festa

Eventos como BAFTA e Critics Choice antecipam com cada vez mais precisão favoritos às estatuetas - até mesmo suas potenciais surpresas

Por Marcelo Canquerino Atualizado em 14 mar 2022, 18h12 - Publicado em 14 mar 2022, 17h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com a 94ª edição do Oscar se aproximando, a maratona de premiações que antecedem a cerimônia máxima do cinema – e funcionam cada vez mais como seu termômetro – já começam a dar pistas dos grandes vencedores. Se essas prévias ajudam a delinear os filmes favoritos da temporada, dando uma mãozinha valiosa àqueles que adoram apostar nos bolões, a overdose delas também exibe agora um efeito deletério: ao fornecer “spoilers” do que esperar do Oscar, elas acabam tornando a cerimônia da Academia de Hollywood ainda mais previsível que de praxe. Prêmios como BAFTA, realizado pela Academia Britânica de Cinema e Televisão, e o Critics Choice Awards, que aconteceram neste domingo, 13; além do SAG Awards, do Sindicato de Atores de Hollywood, e do DGA (Directors Guild of America Awards), estão apontando para as mesmas produções como favoritas para as escolhas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, no dia 27 de março. 

    Dominando as duas categorias principais este ano está Ataque dos Cães, da neozelandesa Jane Campion. O longa, ambientado no Oeste americano, levou as estatuetas de melhor filme e melhor direção no BAFTA e no Critics Choice Awards, além de uma condecoração para Campion como melhor diretora no DGA. No ano passado, Nomadland ocupava o mesmo posto de favorito e as previsões para o Oscar se tornaram certeiras: o filme de Chloé Zhao foi o grande vencedor da noite. 

    Quando o assunto são as categorias de atuação, as premiações também pareceram ter entrado em consenso. Vindo forte com grandes chances de desbancar Benedict Cumberbatch, protagonista de Ataque dos Cães e até então favorito inconteste, está Will Smith por seu papel como o pai e treinador das irmãs Williams no filme King Richards: Criando Campeãs. O ator venceu não só o BAFTA e o Critics Choice Awards, como também o SAG Awards, importante prêmio de atuação que tem se provado um antecipador confiável do Oscar — afinal, muitos membros do Sindicato dos Atores de Hollywood também fazem parte da Academia. Como melhor atriz, Jessica Chastain, de Os Olhos de Tammy Faye, parece ser a aposta mais segura por ter vencido o SAG e o Critics Choice. Já entre os coadjuvantes, Ariana Debose, de Amor, Sublime Amor, e Troy Kotsur, de No Ritmo do Coração, estão levando a melhor. Ambos foram campeões nas mesmas premiações que Will Smith. 

    O Oscar tem enfrentado uma baixa nos últimos anos. Em 2021, a monótona cerimônia amargou a pior audiência da história da premiação. A missão de trazer o público de volta não é fácil — ainda mais quando as premiações anteriores ameaçam esvaziam sua capacidade de surpreender. Querendo ou não, a expectativa de ver um filme inesperado ou ator azarão ganharem é um estímulo vital para acompanhar as longas 3 horas de duração da festa do Oscar. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.