Clique e assine com até 92% de desconto

Obra de Van Gogh que pertenceu a Liz Taylor é leiloada por US$ 40 milhões

Quadro ficou pendurado na sala da atriz desde 1963 até a sua morte, em 2011

Por EFE 16 Maio 2018, 10h08

A casa de leilões Christie’s leiloou, na terça-feira, em Nova York, o Vue de l’asile et de la Chapelle de Saint-Rémy, único quadro pintado por Vincent Van Gogh no período em que ele esteve internado em um sanatório francês, onde decidiu se isolar. A obra foi vendida por 39,7 milhões de dólares.

O quadro ficou pendurado na sala da atriz Elizabeth Taylor desde 1963 até sua morte, em 2011, quando foi leiloado por 16 milhões de dólares. Agora, seis anos depois, a tela mais que dobrou seu valor. O leilão de arte moderna ainda incluiu obras de Malevich, Brancusi, Matisse, Miró, Picasso, Léger e Giacometti. Os 40 lotes foram vendidos por um total de 416 milhões de dólares.

  • Pintado em 1889, apenas um ano antes de sua morte, Van Gogh criou Vue de l’asile durante sua internação voluntária no sanatório de Saint-Remy, no sul da França, onde tentou atenuar seus problemas mentais que o levaram no ano anterior a cortar uma orelha.

    Embora costumasse pintar as vistas bucólicas que observava no hospital, quando estava em um bom dia, era acompanhado para a parte externa com seus cuidadores. Em um desses dias, pintou este óleo, o único dos 150 que ele criou em Saint-Remy que retrata o hospital de fora.

    Continua após a publicidade
    Publicidade