Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hit de ‘Encanto’ leva Disney ao topo da ‘Billboard’ após quase 30 anos

‘We Don’t Talk About Bruno’ repetiu feito de 1993 de 'Aladdin' e destronou a britânica Adele na parada americana

Por Gabriela Caputo 1 fev 2022, 12h00

Lançada no final de novembro pela Disney, a animação Encanto vem surpreendendo por quebrar recordes de audiência ao redor do mundo. A trilha sonora do filme também não deixou a desejar: o hit We Don’t Talk About Bruno (Não Falamos do Bruno, na versão em português) levou a Disney de volta ao Hot 100 da Billboard após 29 anos. Trata-se da mais respeitada parada de sucessos da indústria musical dos Estados Unidos, enumerando as canções com mais vendas e execuções. O último — e até então único — tema da Disney a atingir esse posto havia sido A Whole New World, de Aladdin, em 1993. Nem mesmo Let It Go, música-tema do sucesso Frozen, conseguira – a quinta posição foi o mais longe que a performance estonteante da princesa Elsa alcançou.

Com o feito, We Don’t Talk About Bruno destronou Easy on Me, da britânica Adele, que está há 16 semanas no ranking, sendo dez delas na primeira posição. A trilha sonora completa de Encanto também está no topo lista dos álbuns mais vendidos, a chamada Billboard 200, sendo a terceira vez que conquistou esse posto nas últimas quatro semanas. 

Escrita por Lin-Manuel Miranda, We Don’t Talk About Bruno é a primeira canção composta por uma única pessoa a liderar o Hot 100 em mais de quatro anos — a última foi Perfect, de Ed Sheeran —, sendo também a primeira vez que uma música de Miranda encabeça a lista. Além disso, nenhuma faixa com tantos vocalistas creditados (seis, no total) havia chegado ao posto.

Outra curiosidade é que o hit de Encanto conquistou tais números tendo baixas reproduções na rádio, o que é incomum para um ranking que leva em consideração a quantidade de giros de uma música. Easy on Me, de Adele, ainda lidera a parada Radio Songs, que monitora especificamente essas reproduções. Em comparação, a trilha da Disney atingiu 34,9 milhões de streamings nos Estados Unidos, mais que o dobro do single de Adele, que teve 14,1 milhões. Porém, nas rádios, teve apenas 1,5 milhão de impressões de audiência, contra 94,6 milhões da britânica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.