Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Netflix e mais: plataformas de streaming já são mais caras que a TV paga

Canais online que prometiam preços acessíveis agora estão no mesmo patamar — ou bem acima — das TVs por assinatura

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 Maio 2024, 16h22 - Publicado em 24 Maio 2024, 15h12

Nos últimos dez anos, o número de assinantes d TV paga no Brasil teve uma queda brusca de quase 50%: dos 19,6 milhões de pagantes em 2014, restaram 9,5 milhões em 2024. O principal responsável por tamanha debandada atende por streaming — revolução no modo de oferecer conteúdo encabeçado pela Netflix e que se tornou regra na distribuição de filmes, séries e jogos esportivos. Como esperado, porém, a proliferação de plataformas variadas aumentou os preços. E o que era para ser um oásis acessível se tornou tão caro quanto uma TV por assinatura. 

Recentemente, a Netflix anunciou um novo aumento de preços. Em breve, será a vez do Disney+, que vai englobar em seu catálogo o Star+. Até os canais que possuíam, por assim dizer, um valor simbólico, como Apple e Amazon, agora já não estão tão baratinhos. A Netflix, por exemplo, começa com um pacote de 20,90 reais com anúncios e chega ao premium de 59,90 reais. Valor parecido tem a Max, que vai do 29,90 ao 55,90 reais. Mais modesto, o Paramount+ começa nos 14,90 reais e vai até 34,90 reais. Já o Globoplay vai de 26,20 reais a 39,90 reais, dependendo de quais outros canais são assinados juntos, como o Telecine. Em breve, o mais caro será o combo Disney e Star+, e seus canais de esporte — os valores vão de 43,90 reais até 62,90 reais. 

Entre os que oferecem um valor único, a Amazon Prime Video é a mais barata, por 19,90, seguida pela Apple TV+, por 21,90 reais (ambas, porém, são parte de empresas gigantes de tecnologia e suas assinaturas acompanham outros serviços, como frete grátis, no caso da Amazon). Não menos importante, a cult Mubi pode ser assinada por 34,90 reais, com direito a meia para estudantes. 

Somados os pacotes básicos dessas plataformas, o assinante que quiser ter acesso a todas elas terá de desembolsar 212,50 reais — ou 330 reais nas versões premium, sem anúncio e com direito a mais de uma tela simultânea. Na contramão, a TV por assinatura se adaptou e vem oferecendo pacotes um tanto mais populares. Para comparação, atualmente, é possível assinar pacotes básicos de TV paga por valores como 60 reais na Vivo e 69,90 reais na Claro. Como essas empresas também oferecem internet, faz sentido que os assinantes montem combos — entre eles, alguns ainda encaixam plataformas de streaming como parte do pacote. 

Óbvio, cada operadora ou plataforma de streaming oferece pacotes e conteúdos distintos, que dificultam uma comparação exata entre qual vale mais a pena financeiramente. Mas o certo é que a era do streaming democrático e da economia para ter acesso fácil à entretenimento, esporte e cultura ficou no passado. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.