Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Como ‘Bridgerton’ ajudou a Netflix a assustar de vez a TV tradicional

Levantamento aponta que as plataformas de streaming atingiram número inédito de audiência nos EUA, enquanto canais de televisão perdem público

Por Da Redação 16 jul 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pela primeira vez desde sua concepção, as plataformas de streaming tomaram mais de 40% do uso de televisores nos Estados Unidos, marco jamais atingido por qualquer formato concorrente, segundo a agregadora de dados Nielsen. O levantamento aponta que, em junho, 40,3% do tempo gasto em frente à televisão por americanos foi utilizado para acessar plataformas, sucesso em grande parte alavancado por Bridgerton, cujo lançamento da terceira temporada fez que a série da Netflix fosse vista por 9,3 bilhões de minutos acumulados ao longo do mês. Para além dela, as férias escolares americanas, que ocorrem entre junho e setembro, também impulsionaram os números. Os canais tradicionais de televisão, por sua vez, ficaram atrás.

    Publicidade

    Juntos, a TV a cabo e a TV aberta ainda superam o streaming com 47,7% do tempo, menor valor já observado pelo levantamento — que contabiliza a audiência há três anos. Separadas, contudo, têm a influência atenuada. A televisão a cabo foi responsável por cativar o público por 27,2% do tempo gasto, enquanto a aberta segurou 20,5%. Ambas tiveram queda de público entre maio e junho. Os 12% restantes são ocupados por videogames e outras mídias.

    Além de Bridgerton, outro sucesso que engrossou o cacife do streaming americano nos 30 dias foi Your Honor, drama do Paramount+ com Brian Cranston visto ao longo de 7,5 bilhões de minutos pelo público de lá. The Boys, do Prime Video, acumulou 4 bilhões de minutos, enquanto A Casa do Dragão movimentou 3,4 bilhões de minutos no Max, sendo também transmitido no canal HBO. Nenhuma das plataformas divulga quantos assinantes compõem os minutos. Segundo a Nielsen, a plataforma mais utilizada é o YouTube — que oferece conteúdo gratuito e o aluguel de filmes e séries. A Netflix fica em segundo lugar.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Tela Plana para novidades da TV e do streaming
    O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
    Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
    Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.