Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula conversa com Maduro por telefone sobre eleição e negociação de dívida

Segundo o Planalto, o presidente "ressaltou a importância de contar com ampla presença de observadores internacionais" no processo eleitoral venezuelano

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 jun 2024, 17h53 - Publicado em 5 jun 2024, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Planalto informou há pouco que o presidente Lula conversou por telefone nesta quarta-feira com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O processo eleitoral venezuelano e a renegociação da bilionária dívida do país vizinho com o Brasil foram alguns dos temas tratados pelos dois.

    De acordo com o governo, Lula “reiterou o apoio brasileiro aos acordos de Barbados e ressaltou a importância de contar com ampla presença de observadores internacionais”, além de manifestar a expectativa de que as sanções em vigor contra a Venezuela possam ser levantadas, “de modo a contribuir para que o processo eleitoral possa seguir adiante em clima de confiança e entendimento”.

    “Sobre o relacionamento bilateral, comentaram que muitos empresários brasileiros têm demonstrado interesse em voltar a investir e fazer comércio com a Venezuela. Lula lembrou que esse intercâmbio é especialmente importante para Roraima e Amazonas. Discutiram o início de tratativas para a celebração de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e a renegociação da dívida bilateral”, diz o comunicado sobre o telefonema.

    Segundo o Ministério da Fazenda, o valor da dívida da Venezuela com o Brasil, referente a operações de financiamento às exportações de bens e serviços por empresas brasileiras, era de aproximadamente 1,3 bilhão de dólares até o início de julho do ano passado. Havia também uma dívida de 90 milhões de dólares que venceria até o final deste ano. Mas até setembro a mesa de negociações entre os dois países não havia concluído a reprogramação do pagamento, que foi suspenso por anos.

    Ainda de acordo com o governo, Lula agradeceu o apoio da Venezuela à eleição da ministra Sonia Guajajara à presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe, o Filac, e expressou o interesse de fortalecer a colaboração entre os dois países na proteção dos Yanomami na fronteira comum entre os dois países.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.