PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Justiça eleitoral multa Boulos por divulgação de pesquisa ‘Frankenstein’

Juiz determinou valor mínimo, de 53.000 reais, por se tratar de dados verídicos que foram apresentados de forma distorcida

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h26 - Publicado em 11 abr 2024, 15h29

Após ordenar a retirada do ar de publicação com distorções em pesquisa de intenção de voto à prefeitura de São Paulo, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz estipulou, nesta quinta-feira, multa de 53.205 reais ao pré-candidato Guilherme Boulos. A divulgação se refere a números do instituto Real Big Time Data, de março deste ano.

Segundo a decisão, o valor foi o mínimo para a pena de multa por se tratar de “dados que isoladamente são verdadeiros e retirados de uma pesquisa previamente cadastrada decorrente de diversos cenários analisados, mas que foram fundidos formando uma pesquisa estimulada ‘Frankenstein’”.

Os diretórios municipais do MDB, do prefeito Ricardo Nunes, e do PSB, da pré-candidata Tabata Amaral, que não aparece na publicação, entraram com representações contra o post que mostrava Boulos à frente dos “bolsonaristas”.

Na publicação, aparecem Ricardo Salles e Marcos Pontes, ambos do PL, que não podem concorrer ao mesmo cargo. Além disso, a publicação desconsiderou Padre Kelmon, pré-candidato à época, e identificado como “bolsonarista” na decisão da Justiça Eleitoral.

Em nota, o presidente do diretório paulistano do MDB, Enrico Misasi, classificou como “vergonha” a multa paga pelo “erro grotesco”.  “A população de São Paulo precisa ficar atenta para não se deixar levar por manipulações e distorção de informações”, disparou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.