Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Apoiado por Lula, governador de Alagoas é afastado do cargo pelo STJ

Petista fará caminhada em Maceió na quinta

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2022, 12h47 - Publicado em 11 out 2022, 09h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paulo Dantas (MDB), o governador-tampão de Alagoas, afastado nesta terça por decisão de Assembleia Legislativa de Alagoas Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/apoiado-por-lula-governador-de-alagoas-e-afastado-do-cargo-pelo-stj/
    Paulo Dantas (MDB), o governador-tampão de Alagoas, afastado nesta terça por decisão de (Reprodução/Instagram)

    O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi afastado do cargo nesta terça por decisão da ministra Laurita Vaz, do STJ. A PF e o MPF cumpriram 31 mandados de busca e apreensão em imóveis vinculados aos investigados. De acordo com os órgãos, a “Operação Edema” apura a prática de desvios de recursos públicos desde 2019 no âmbito do poder público do estado. A investigação apontou a ocorrência dos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

    Ainda segundo a PF e o MPF, as medidas cautelares incluem ordem de sequestro de bens e valores que chegam a 54 milhões de reais, entre eles dezenas de imóveis. A decisão do STJ impede que os investigados — cujos nomes não foram revelados porque o inquérito permanece sob sigilo — mantenham contato entre si a partir desta terça e sejam proibidos de frequentar os órgãos públicos envolvidos na investigação.

    Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Dantas foi eleito em maio desse ano, em eleição indireta, para um mandato-tampão, depois que o governador Renan Filho (MDB) deixou o cargo para disputar o Senado. O filho do senador Renan Calheiros (MDB) foi eleito para se juntar ao pai no último dia 2. O vice-governador José Wanderley, também do MDB, deve ser notificado para assumir o governo.

    Apoiado por Lula e pelos Calheiros no estado, o emedebista disputa o segundo turno das eleições para o governo do estado contra Rodrigo Cunha (União Brasil) — ele obteve 46,64% dos votos válidos contra 26,79% do adversário, que é apoiado por Arthur Lira.

    O ex-presidente, aliás, tem um ato de campanha marcado para esta quinta em Maceió, no qual deveria caminhar ao lado do governador.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.