Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A jogada perigosa de Bolsonaro e a reação de Rosa Weber

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 Maio 2022, 10h14 - Publicado em 26 abr 2022, 15h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro ameaçou não cumprir novas ordens do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber enviou uma determinação pedindo explicações sobre o indulto concedido ao deputado Daniel Silveira.

    Até mesmo a ministra, conhecida por manter sempre uma postura discreta, se levanta contra os abusos do presidente e quer respostas de Bolsonaro, da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da União.

    Bolsonaro tem dito o tempo todo que a decisão de perdoar Daniel Silveira deve ser cumprida, mas a situação está ficando complicada, já que o presidente usou o indulto de forma, no mínimo, imoral. 

    De fato, o Presidente da República tem competência para conceder indulto, mas a atitude de Bolsonaro foi política e adiciona tensão a uma situação que já é difícil entre ele e o STF.

    Se tivesse sabedoria, Bolsonaro teria respeitado a decisão do Supremo de condenar Daniel Silveira. Até por uma questão institucional, o presidente não deveria ter se envolvido no caso.

    Continua após a publicidade

    Em ano eleitoral, Bolsonaro faz questão de lembrar a seus eleitores que, se o PT entrar no poder, vai poder indicar mais dois ministros ao STF. Mas o contrário também é válido. Se ele permanecer no poder, vai indicar dois ministros para a Suprema Corte.

    A questão do Supremo é importantíssima para o presidente, que já escolheu de que lado quer ficar: ele ataca os ministros e espera que seus seguidores o acompanhem. A jogada é perigosa e vai afastando Bolsonaro de uma harmonia necessária entre os poderes.

    Enquanto isso, o STF resiste. Se até a discreta Rosa Weber está “atirando” no presidente, fica claro que ele só tem a perder se permanecer nessa estratégia.

    * Esta coluna usa tiros no texto como um retrato crítico do nosso tempo. Mas é contra o armamentismo

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.