Assine VEJA por R$2,00/semana
Maquiavel Por José Benedito da Silva A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Adriana Ferraz. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Entre presidenciáveis, Alvaro Dias é quem mais perde seguidores no Twitter

Rede social anunciou mudanças na contagem de seguidores e uma "faxina" em contas inativas ou com comportamento suspeito

Por Da Redação Atualizado em 13 jul 2018, 14h55 - Publicado em 13 jul 2018, 13h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde que o Twitter anunciou mudanças na contagem de seguidores e uma “faxina” em contas inativas ou com comportamento suspeito na última quarta-feira 11, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) é o presidenciável que sofreu a maior baixa na quantidade de pessoas que o acompanha.

    Publicidade

    Em dois dias, Alvaro Dias perdeu 13,9% de seus seguidores — o total caiu de 410.000 para 353.000. Outros pré-candidatos também tiveram queda em seus públicos na rede social, mas de forma bem menos dramática.

    Publicidade

    Marina Silva, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Manuela D’Ávila e Rodrigo Maia sofreram perdas na casa de 1%. Os números aumentaram para Lula, Henrique Meirelles, João Amoêdo e Flavio Rocha, mas também no mesmo baixo patamar. Jair Bolsonaro é o único que não sofreu variações em desde o anúncio das mudanças.

    De acordo com o Twitter, os perfis afetados na maior parte dos casos não são robôs de spam, mas de usuários criados por pessoas reais que possam ter perdido o controle da conta para algum agente malicioso e passam a apresentar comportamento muito diferente do usual. A rede social também anunciou vai remover as contas bloqueadas da contagem de seguidores.

    Publicidade

    Com as investigações de influência russa por meio da internet na eleição, as discussões sobre fake news, robôs e números inflados nas redes sociais ganharam força. Sob pressão de usuários, entidades governamentais e anunciantes, o Twitter e o Facebook têm anunciado medidas para combater o problema.  

     

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.