Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Bahia

Por VEJA Correspondentes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens baianos.
Continua após publicidade

Para emplacar aliado, ACM Neto ‘vira’ candidato em Salvador

Prefeito da capital baiana tem feito campanha até mesmo sem a presença de José Ronaldo, postulante ao governo pelo DEM, que patina nas pesquisas

Por Rodrigo Daniel Silva
Atualizado em 10 set 2018, 18h38 - Publicado em 10 set 2018, 18h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eleições Municipais 2016 BA
    O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) (João Alvarez /Fotoarena/Folhapress)

    O candidato do DEM ao governo da Bahia José Ronaldo, aliado do prefeito de Salvador e presidente nacional da sigla ACM Neto, tem sofrido para emplacar seu nome na capital baiana, onde está concentrada a maior parte do eleitorado do estado.

    Para que o aliado cresça em Salvador, ACM Neto decidiu entrar em campo e tem feito campanha na cidade até mesmo sem a presença do ex-prefeito de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado e onde fez sua carreira política.

    “ACM Neto virou o candidato em Salvador. O discurso de José Ronaldo, infelizmente, não tem funcionado aqui. Há uma dificuldade na forma de se comunicar. É uma forma de comunicar do interior”, disse um aliado.

    Na avaliação de aliados, o postulante ao Palácio de Ondina era “absolutamente desconhecido” na cidade antes do horário eleitoral, que também conta com o reforço do prefeito soteropolitano, herdeiro político de Antônio Carlos Magalhães.

    Além disso, os correligionários apontam que o “perfil interiorano” e a ausência de um “discurso forte de oposição” impedem que o candidato decole nas pesquisas de intenção de votos.

    O último levantamento apontou números pouco confortáveis para José Ronaldo. Ele tem 8% contra 50% do governador e candidato à reeleição Rui Costa (PT) na última pesquisa Ibope realizada entre os dias 19 e 20 de agosto.

    Os apoiadores da campanha ainda afirmam que o governador Rui Costa concentrou a maior parte dos recursos em Salvador e o eleitorado do capital baiana tem avaliado que a rivalidade entre DEM (na prefeitura) e PT (no governo) favorece a cidade. Logo, prefere a permanência do governador na administração.

    Por outro lado, os correligionários apostam que José Ronaldo pode surpreender no interior, onde Rui Costa decidiu intensificar sua campanha. Segundo o ex-governador da Bahia e candidato ao Senado, Jaques Wagner (PT), o aliado tem visitado até 19 cidades em três dias.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.