Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

SpaceX fará primeiro lançamento desde explosão do foguete Falcon 9

O foguete, que deve ser enviado ao espaço neste sábado, será importante teste para mostrar que empresa corrigiu as falhas responsáveis pelo incêndio

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h44 - Publicado em 13 jan 2017, 18h25

O foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, deve decolar neste sábado da base da Força Aérea de Vanderberg, na Califórnia, carregado de dez pequenos satélites de comunicação. Será o primeiro lançamento da empresa do bilionário Elon Musk desde a explosão de setembro, que destruiu o foguete Falcon 9 e o satélite de comunicações do Facebook, Amos-6, durante testes na plataforma de lançamentos em Cabo Canaveral, na Flórida.

O lançamento previsto para o fim de semana será feito com equipamentos da empresa Iridium, que pretende substituir seus satélites antigos, colocados no espaço a partir de 1997. Eles fazem parte de um conjunto de 66 novos satélites da empresa, que foram projetados na França e construídos nos Estados Unidos, a um custo de 3 bilhões de dólares. No total, seis lançamentos da SpaceX com os satélites estão previstos ao longo do ano.

O envio do foguete Falcon 9 ao espaço, neste sábado, será um teste para SpaceX, que deve mostrar ao público que os engenheiros da companhia compreenderam as falhas que levaram ao incêndio de setembro e conseguiram corrigi-las. O sucesso do lançamento é crucial para a empresa, que pretende lançar voos tripulados ao espaço a bordo do Falcon 9 até maio deste ano. O desafio da SpaceX é colocar no espaço foguetes reutilizáveis com segurança, sem quaisquer riscos à vida humana, um feito que pretende baratear as viagens espaciais e democratizar o acesso ao espaço.

Segundo as investigações a respeito da acidente, feitas pela empresa em conjunto com a Nasa e a força aérea americana, um problema no tanque de hélio do foguete foi, possivelmente, a razão para o incêndio. O lançamento previsto para este fim de semana havia sido inicialmente marcado para 9 de janeiro, mas foi adiado devido ao mau tempo.

Continua após a publicidade

Explosão do foguete Falcon 9

Em 1º de setembro, a SpaceX estava realizando testes nos motores do foguete Falcon 9 na plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida. As avaliações pretendiam verificar se o equipamento estava preparado para enviar o satélite de comunicação Amos-6 ao espaço, que seria o primeiro satélite de comunicações do Facebook, parte do programa Internet.org que pretendia levar internet a regiões pobres do planeta. Na ocasião, uma falha ocorreu e uma grande explosão incendiou o foguete, que custa 62 milhões de dólares, e o satélite, de 200 milhões de dólares, além de danificar partes da plataforma de lançamento.

Confira o momento do acidente:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.