Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Robô que pousou em cometa deve ‘despertar’ em março

O módulo Philae ficou sem bateria por não receber luz solar o suficiente no local onde está

O módulo Philae, que pousou com sucesso em novembro do ano passado na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, deve sair de seu estado de hibernação e retomar suas atividades em março, anunciou nesta segunda-feira o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES).

O presidente do órgão, Jean-Yves Le Gall, disse em comunicado que o Philae “deve despertar em março”, quando suas baterias solares voltarão a ser carregadas. “Ele terá uma nova etapa intensa [de trabalho] em agosto, quando o cometa alcançará seu ponto de maior proximidade do Sol.”

Le Gall fez um balanço de 2014, marcado pelo bem-sucedido pouso do robô enviado pela sonda Rosetta sobre o cometa, o que pode contribuir no estudo das origens do Sistema Solar.

Leia também:

O mistério da água

Cientistas delimitam região de cometa onde robô está

Bateria – Em 15 de novembro, as baterias do Philae se esgotaram depois de mais de 60 horas de estudos na superfície.

O módulo quicou duas vezes após tocar o 67P pela primeira vez, e acabou indo parar em um ponto distante do previsto pelos cientistas. Perto de uma parede rochosa, ele não recebia luz solar suficiente para recarregar suas baterias e, por essa razão, conseguiu permanecer em funcionamento.

(Com Agência EFE)