Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ranking coloca cinco áreas da USP entre as 50 melhores do mundo

Outras classificações também colocaram a universidade brasileira na lista de melhores do mundo

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 out 2023, 14h51

O Global Ranking of Academic Subjects 2023, realizado anualmente pela consultoria chinesa Shanghai Ranking, classificou a Universidade de São Paulo (USP) entre as 50 melhores instituições do mundo em cinco áreas de concentração: Odontologia (14º), Ciências Agrícolas (23º), Veterinária (30º), Engenharia de Alimentos (31º lugar) e Engenharia Têxtil (31º).

O ranking avalia mais de 50 universidades de 104 países diferentes em 55 áreas do conhecimento. Além das cinco em que a universidade brasileira figurou entre as 50 melhores do mundo, a USP ficou entre as 100 melhores em sete outras áreas de concentração e entre as 150 oito outras. 

Para fazer essa análise, a classificação leva em consideração cinco indicadores, sendo eles o número de artigos publicados, o grau de relevância, o nível de colaboração internacional, a quantidade de publicações em periódicos de alto impacto e a lista de docentes premiados internacionalmente. 

De acordo com a classificação da Times Higher Education (THE), a Universidade também figura entre as melhores do mundo, dessa vez em duas de 11 das áreas avaliadas, tendo obtido o 87º lugar no tema Educação e 88º em Clínica e Saúde. 

Em setembro, o THE divulgou a lista de melhores universidades do mundo, que classificou a USP como a melhor da américa latina. O ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) também apontou a USP como a melhor entre as latino-americanas, além de ficar na 85º posição entre as melhores do mundo. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.