Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa registra primeira grande explosão solar do ano

As explosões solares liberam energia, luz e partículas de alta velocidade no espaço, que podem atrapalhar sinais de comunicação e GPS na Terra

A primeira explosão solar de grandes proporções de 2015 foi registrada nesta quarta-feira pelo Laboratório de Dinâmica Solar da Nasa. A explosão pode ser vista como uma área brilhante na metade esquerda da estrela.

As explosões solares liberam energia, luz e partículas de alta velocidade no espaço. O evento desta quarta-feira recebeu a classificação X2.2. As explosões mais intensas são as X. As mais fracas são A, seguidas por B, C, M e, por fim, X. Similar à escala Richter, cada mudança de letra representa um aumento de dez vezes na força da explosão. Já os números fornecem uma classificação complementar. Uma X2 tem o dobro da intensidade de uma X1, por exemplo.

Leia também:

Tempestade solar quase causou ‘apagão geral’ na Terra

Explodir o Sol com uma bomba nuclear? Dupla de pesquisadores tem a receita​

O ápice do evento ocorreu às 13h22 (horário de Brasília) desta quarta-feira em uma região do astro conhecida como AR12297. A radiação emitida por esses eventos não é capaz de atravessar a atmosfera terrestre e afetar os humanos. Quando são muito intensas, no entanto, podem atrapalhar a camada da atmosfera onde os sinais de comunicação e de GPS viajam.

(Da redação)