Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Astronauta americano John Glenn morre aos 95 anos

Ele foi o  primeiro americano a orbitar a Terra a bordo da cápsula “Friendship 7”, em 1962

John Glenn, o primeiro astronauta americano a orbitar a Terra, morreu nesta quinta-feira, em Ohio, aos 95 anos. Ele estava internado no James Cancer Hospital, da Universidade Estadual de Ohio, há mais de uma semana, de acordo com um porta-voz da instituição. A causa da internação e da morte não foi divulgada.

O governador de Ohio, o republicano John Kasich, informou a morte de Glenn por meio de um breve comunicado no Twitter. O presidente Obama divulgou um nota em que afirma que Glenn, o “primeiro americano a orbitar a Terra, nos lembrou que com coragem e espírito de descoberta não há limite para as alturas que podemos alcançar juntos”.

Primeiro astronauta a orbitar a Terra

O astronauta nasceu em Cambridge, em Ohio, em 18 de julho de 1921. Graduado em engenharia, entrou no programa de aviação naval americana em março de 1942. Como piloto, serviu durante a II Guerra Mundial e na Guerra da Coreia, somando 149 missões de combate, de acordo com a Nasa. Após os conflitos, tornou-se piloto de testes para a Marinha e Força Aérea Americana e, em 1957, fez o primeiro voo transcontinental em velocidade supersônica, de Los Angeles para Nova York em três horas e 23 minutos. Com o feito, Glenn ficou conhecido como um dos melhores pilotos dos Estados Unidos e despontou como excelente candidato para os programas espaciais que os americanos começavam a se desenvolver.

Em 1959, foi selecionado com outras seis pessoas para o primeiro grupo de astronautas que fariam missões de exploração espacial orbitais e suborbitais. Em 20 de fevereiro de 1962, ele se tornou o primeiro americano a orbitar a Terra, a bordo da espaçonave Friendship 7. Foi o terceiro americano a viajar para o espaço.

Após sua carreira como astronauta, Glenn foi senador pelo Partido Democrata entre 1974 e 1999, ano no qual recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias da Cooperação. Em 1998, com 77 anos, Glenn retornou ao espaço, na missão STS-95 Discovery e se tornou a pessoa mais velha a fazer isso.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Glenn foi o nosso herói na juventude. O arauto de uma nova era.

    Curtir