Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

União e estado do Rio assinam hoje criação de força-tarefa para Segurança

Comitê será organizado em parceria entre os dois entes; objetivo é debelar o crescimento do crime organizado

Por Maiá Menezes Atualizado em 8 nov 2023, 11h21 - Publicado em 8 nov 2023, 11h19

Um mês após ser anunciada, será assinada hoje no Rio de Janeiro a criação do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos. É a força-tarefa entre o governo do estado e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, que atuará no combate às organizações criminosas, com investigações sobre lavagem de dinheiro e recuperação de ativos. A decisão pela cooperação federal foi tomada a pedido do governo do Rio, depois de uma escalada de violência no estado, que culminou com a reação à morte de um miliciano: 35 ônibus e um trem foram queimados, grande parte na Zona Oeste da capital fluminense.

Na prática, o grupo vai compartilhar informações sobre as investigações. O modelo, segundo o governo federal, poderá ser aplicado em outros estados do país. O foco dos trabalhos será identificar os rastros de dinheiro da milícia, do tráfico e da chamada narcomilícia, que se expandiram no estado.

O comitê terá coordenação-geral compartilhada entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que é vinculada ao Ministério da Justiça, e à Secretaria de Polícia Civil do estado do Rio. A parte operacional será coordenada pela Diretoria de Operações Integradas da Senasp e pela Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil.

Nos termos do documento, o objetivo é reduzir os índices de criminalidade e enfraquecer as organizações criminosas. Haverá, segundo o governo federal, “interações” com o Banco Central, a Receita Federal, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e com a Abin. O acordo não prevê repasse de recursos finaneiros ao estado. O governo do Rio deverá criar um espaço físico onde funcionará o comitê.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.