Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pelé não acenderá a pira olímpica

O Rei do futebol ainda sente dores em virtude da colocação de uma prótese nos quadris

Pelé não acenderá a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Em comunicado público, ele anunciou a decisão. O Rei do futebol ainda sente dores em virtude da colocação de uma prótese nos quadris. “Neste momento eu não estou em condições físicas de participar da abertura da Olimpíada. E como brasileiro, peço a Deus que abençoe a todos que participarem desse evento e que seja um grande sucesso e termine em paz!”, diz a nota (leia a íntegra abaixo).

Leia também: Festa no Maracanã marca abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Convidado a acender a pira olímpica, Pelé chegou a dizer que seria uma honra participar da festa. “Quando o Brasil foi escolhido como sede, recebi a chama. Na abertura dos Jogos de Atlanta, eu conheci Muhammad Ali, que acendeu a pira. Essa é uma das minhas maiores lembranças”, afirmou na terça-feira. “No meu país, seria uma grande chance, mas você sabe, eu não estou pedindo nada”, afirmou. Ao admitir o convite, o ex-jogador ressalvou que ainda aguardava aval da empresa que gere sua imagem, concedido finalmente na quarta-feira.

Com a decisão de Pelé, o mistério sobre a cerimônia continua. Outros atletas cotados para conduzir a tocha até a pira olímpica são o ex-tenista Gustavo Kuerten e ex-jogadora de basquete Hortência.

Festa –Maracanã abre hoje suas portas para um dos momentos mais aguardados dos Jogos Olímpicos. A cerimônia de abertura é o instante em que todos os atletas, desde a grande estrela do atletismo Usain Bolt até o jovem velocista Siueni Filimone, de Tonga, desfilam pelo estádio como iguais. A direção ficou com Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. A promessa é de que o roteiro seja uma “síntese da cultura popular brasileira”.

Entre as participações previstas, estão as de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Paulinho da Viola, Elza Soares, MC Soffia, Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Zeca Pagodinho, Paulo Jobim, filho de Tom, a modelo Gisele Bündchen e as atrizes Fernanda Montenegro e Judi Dench.

Convidados – Segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, até agora cerca de cinquenta autoridades estrangeiras confirmaram presença na cerimônia de abertura dos Jogos, que acontece nesta sexta-feira no Maracanã. Um número inferior aos 80 que foram a Pequim-2008 e aos 70 de Londres-2012. Entre eles, estão o presidente francês, François Hollande, o argentino, Mauricio Macri, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Socorro financeiro – O chefe da Casa Civil também afirmou que os governos federal e municipal vão socorrer o comitê organizador da Rio-2016 com 270 milhões de reais para cobrir os gastos com as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada e da Paralimpíada.

Leia a íntegra da nota de Pelé:

“Queridos amigos,
Só Deus é mais importante do que minha saúde!
Em minha vida tive fraturas, cirurgias, dores, internações em hospitais, vitórias e derrotas, e sempre respeitando aqueles que me admiram. A responsabilidade das decisões é minha onde sempre procurei não decepcionar a minha família e o povo brasileiro.
Neste momento eu não estou em condições físicas de participar da abertura da Olimpíada.
E como brasileiro, peço a Deus que abençoe a todos que participarem desse evento e que seja um grande sucesso e termine em paz!

Edson Arantes do Nascimento – Pelé”

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Cláudio Moura

    Não acertou o cachê!

    Curtir

  2. hildo molina

    pelé não!!! ele vai querer cantar sobre as criancinhas!
    peguem uma criança dessas que não tem nada, nem o que comer, do jeito que se apresentam, descalça, pés sujos, cabelo desgrenhado e coloquem-na par que o mundo veja o que virou o brasil depois desses 13 anos.

    Curtir

  3. amaurilio sampaio

    Não é mais segredo nenhum o mundo todo já sabe desse grande segredo de como será a que a pira vai ser acesa. Vai ser com um tiro de fuzil de preferencia com uma bala perdida.

    Curtir

  4. Angelo Teixeira

    Pra que tanto mistério? Como se isso tivesse alguma importância…

    Curtir