Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio-2016 vai receber R$ 270 mi do governo para cobrir gastos

Repasses dos governos federal e municipal serão usados nas cerimônias de abertura e encerramento

Os governos federal e municipal vão socorrer o comitê organizador da Rio-2016 com 270 milhões de reais para cobrir os gatos com as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada e da Paralimpíada, disse o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha nesta quinta-feira.

De acordo com o ministro, desse montante 150 milhões de reais virão da prefeitura e os 120 milhões de reais restantes do governo federal. O comitê organizador dos Jogos vem operando no vermelho e corre contra o tempo para não fechar os eventos esportivos com déficit.

“A demanda era de 200 milhões de reais, mas chegamos a 270 milhões de reais”, disse o ministro a jornalistas após participar de uma reunião com autoridades de segurança no Rio.

LEIA TAMBÉM:
COI libera participação de 271 atletas russos
Rio olímpico, um recordista de assaltos

O déficit do comitê Rio 2016 foi assunto nesta quinta, na véspera da abertura dos Jogos, da reunião sobre segurança do Centro Integrado de Comando e Controle da qual participaram, além de Padilha, os ministros da Defesa, Raul Jungman; da Justiça, Alexandre de Moraes, e representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal, entre outros.

Após a reunião, Padilha elogiou a preparação para a Rio-2016 e prometeu que o evento será “o maior de todos os tempos”. “Conseguimos chegar, sem nenhuma pendência, ao início dos Jogos. Tudo o que foi previsto, foi consolidado. Portanto, nós estamos preparados para fazer no Brasil aquele que será, sem dúvida nenhuma, o maior evento de todos os tempos, em território nacional, e um dos maiores eventos do mundo.”

Autoridades estrangeiras – O ministro da Casa Civil afirmou que até agora cerca de cinquenta autoridades estrangeiras confirmaram presença na cerimônia de abertura dos Jogos, que acontece nesta sexta-feira no Maracanã. Um número inferior aos 80 que foram a Pequim-2008 e aos 70 de Londres-2012.

Padilha reconheceu que o número é menor do que havia sido imaginado e atribuiu esse fato às incertezas geradas pela interinidade do presidente em exercício Michel Temer, em meio ao processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. “A interinidade é causa de algum tipo de restrição a participação, reconhecemos… Gostaríamos que já tivesse havido a decisão do Senado”, disse o ministro.

(Com agência Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Domingues

    O legado que estas Olímpiadas vai deixar para o Povo Brasileiro: Roubalheira, CPI (?), Dívida Gigantesca, Falcatruas, Tornozeleira Eletrônica, … e no final das contas, quem paga: Os palhaços do Povo Brasileiro.

    Curtir

  2. José Delcinir Esperandio

    O Rio virou um saco sem fundo, todo o dinheiro que lá se coloca, desaparece.

    Curtir

  3. Napoleao Gomes

    No inicio eram 200 milhões, anteontem 250 milhões e acabou abocanhado 270 milhões. Porém esse dinheiro não é deles, não pertence a eles. Por que não se reunem para resolver os problemas nos hospitais?

    Curtir

  4. Napoleao Gomes

    Não se fais olimpíadas com hospitais!!

    Curtir

  5. Napoleao Gomes

    Com esses jogos olímpicos as portas do cofre do BNDES não param fechadas por 10 minutos..!

    Curtir

  6. Luiz Carlos Bittencourt

    “Do governo” leia-se “do nosso bolso” … daí não tem CPMF que chegue …

    Curtir

  7. Nelson Carvalho

    Qual a novidade ?
    Estamos no Brasil.
    Era esperado.
    E assim vai ser em todas as obras do país inteiro nos próximos anos (quantos ainda ?).
    Somos um país onde o roubo é livre e a cobrança de impostos obrigatória.
    Quem vai pagar os rombos são sempre os mesmos: os contribuintes do IRPF, a indústria, os serviços, etc. Quem não vai pagar ? Políticos.

    Curtir

  8. Aloizio Barros de Souza

    Esse é o legado. Não poderia esse dinheiro então estar sendo usado na saúde do Rio que está um caos? No resto do Brasil sem educação, sem saúde , se, esgoto? Piada! E ainda tem gente que bate palmas.

    Curtir