Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
#VirouViral Por Coluna Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet

Menino baiano pede dentes novos como presente de Dia das Crianças. Será que ele ganhou?

Na semana do último Dia das Crianças (12), a dentista baiana Amanda Mattos recebeu um pedido especial de um paciente. No lugar de brinquedos como presente, Ryan Coutinho, de 6 anos, só queria ter dentes como todos os seus amigos. Devido a um problema de cárie precoce, ele perdeu toda a dentição de leite com apenas 2 anos e […]

Por Talissa Monteiro Atualizado em 30 jul 2020, 21h28 - Publicado em 27 out 2016, 08h00

Na semana do último Dia das Crianças (12), a dentista baiana Amanda Mattos recebeu um pedido especial de um paciente. No lugar de brinquedos como presente, Ryan Coutinho, de 6 anos, só queria ter dentes como todos os seus amigos. Devido a um problema de cárie precoce, ele perdeu toda a dentição de leite com apenas 2 anos e meio. Amanda postou o caso no Facebook e seu post já foi compartilhado 51 mil vezes.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Famandas.mtts%2Fposts%2F591355307738474&width=500

A dentista conheceu Ryan quando ele tinha 4 anos, durante uma ação do Programa de Saúde na Escola (PSF), do governo federal, na cidade de Guajeru, no interior da Bahia. De pronto, ela ficou preocupada com o caso do menino e tentou, sem sucesso, convencer a mãe dele a fazer um tratamento para recolocar os dentinhos. “A família ficou muito abalada quando o Ryan perdeu os dentes. O processo de extração foi muito desgastante e a mãe não queria que ele sofresse de novo”, contou a dentista ao #VirouViral.

Há cerca de dois meses, porém, Ryan teve uma dor de dente e voltou ao consultório de Amanda. Durante a consulta, ela percebeu que o problema era mais grave do que pensava: alguns dentes permanentes não existiam. Foi quando Amanda ouviu o pedido da criança: “Perguntei pro Ryan o que queria de Dia das Crianças e ele disse que só gostaria de ter dentinhos como os amigos. Eu e a mãe dele ficamos muito comovidas e ela permitiu que eu colocasse a prótese.”

LEIA TAMBÉM:
Animais sentem empatia por humanos, como demonstrou o fofo bebê elefante de um vídeo que se espalhou?
Um bebê pode realmente andar de skate, como no vídeo que se espalhou?

Amanda, então, usou seus próprios materiais no processo, pois a unidade na qual trabalha não oferece o serviço. E nada cobrou pelo seu trabalho.

Para a dentista, entretanto, o maior presente foi o que ela recebeu: “Quando o menino se viu no espelho, chorou de felicidade e todos nós choramos juntos. Com a nova arcada, a qualidade da fala dele melhorou muito e a timidez, que antes atrapalhava na relação com os colegas, já não é mais um problema tão grande.”

Ela ainda disse a este blog que costuma compartilhar histórias de alguns de seus pacientes nas redes sociais, mas que seus posts nunca tiveram repercussão: “A cárie precoce é causada por falta de higiene correta e ao consumo exagerado de biscoitos recheados, salgadinhos e outros doces. Fico feliz que minha mensagem trouxe maior visibilidade para o problema. Agora, apareceram outros pais, preocupados com a saúde bucal dos seus filhos, me procurando.”

Continua após a publicidade
Publicidade