Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
#VirouViral Por Coluna Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet

Um bebê realmente pode andar de skate, como no vídeo que se espalhou?

Uma criança andando de skate não é nenhuma novidade. O que surpreendeu a internet na semana passada, porém, foi a idade do skatista que aparece no vídeo abaixo. Wyatt Brown tem apenas 1 ano e 10 meses e já mostra habilidades de gente grande. Ele faz até parte da Young Guns Skate Schools, uma escola […]

Por Talissa Monteiro Atualizado em 30 jul 2020, 21h28 - Publicado em 26 out 2016, 14h43

Uma criança andando de skate não é nenhuma novidade. O que surpreendeu a internet na semana passada, porém, foi a idade do skatista que aparece no vídeo abaixo. Wyatt Brown tem apenas 1 ano e 10 meses e já mostra habilidades de gente grande. Ele faz até parte da Young Guns Skate Schools, uma escola da Nova Zelândia que ensina o esporte a crianças.

Confira:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=D6wjrcWlk5Q?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Ao publicar o vídeo, a escola comentou que o bebê tinha acabado de ganhar seu primeiro skate de um patrocinador: “Agora ele é o skatista de 22 meses mais bem pago do mundo. Para comemorar, Wyatt pegou seu tênis, sua nova prancha de skate e seu leite e foi para a pista local para treinar novos truques”.

Ao assistir à performance muitos se questionaram como o pequeno pode ter tanta coordenação. Afinal, existiria uma idade correta para uma criança começar a desempenhar atividades como andar, correr e falar? Esta é a dúvida de muitos pais. Para entender, o #VirouViral conversou com especialistas no assunto.

A pediatra Tânia Vertemati afirmou que há, sim, uma idade esperada para cada marco do desenvolvimento do sistema neuropsicomotor da criança. Mas que é normal acontecer uma variação em torno dessa média. “Porém, quando ultrapassa esses limites, fazemos uma investigação para descobrir a origem desse atraso e iniciar terapias como fisioterapia, fonoterapia e musicoterapia”, explicou a médica.

Já para o pediatra Renato de Ávila Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), o comum é que a criança comece a andar com 1 ano de idade, correr com cerca de 1 ano e meio e a emitir sons com dois ou três meses: “Só que é tudo variável. Depende do estímulo que ela tem ou não dentro de casa e também de condições genéticas”, afirmou. O médico ainda desmente a crença de muitos pais de que o desenvolvimento da fala está ligado ao da coordenação motora: “Não é porque atrasou o físico que vai atrasar o mental”, simplificou.

Ambos os profissionais acreditam que o mais importante é acompanhar o desenvolvimento da criança para ver se está tudo dentro da normalidade. Para estimular a prática, o Ministério da Saúde publicou uma cartilha ilustrada com gráficos, pela qual pais e pediatras podem compreender o que é esperado em cada fase da infância.

Ah, no caso do pequeno skatista: sim, é possível bebês andarem de skate. Contudo, isso é tão raro quanto soa ser.

Continua após a publicidade
Publicidade