Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Livro em branco ‘listando’ qualidades de Bolsonaro repete sátira a Trump

A piada reciclada, já usada antes contra o PT, Trump, Democratas e até Maluf, foi compartilhada por mais de 3.700 pessoas em rede social

A obra Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?, de Wylliam Thums, vendida incialmente na Amazon por 39,64 reais, viralizou nas redes sociais. Não porque virou best-seller entre fãs do presidente, e sim pelas 188 páginas em branco das 190 que compõem a “análise”. À venda desde 19 de março, a sátira voltou a ser assunto após o escritor Felipe Alves postá-la em sua página Dossiê do Felipe. O post teve 6.551 curtidas e foi compartilhado por mais de 3.700 usuários.

Coincidência ou não, o título remete a piada feita com Trump no livro Why Trump Deserves Trust, Respect and Admiration (Por Que Trump Merece Confiança, Respeito e Admiração, em tradução livre), lançado em 2016, também com páginas em branco e ainda à venda na mesma plataforma.

Na descrição, Thums escreve: “Este livro responde à pergunta que não quer calar o Brasil. Em meio ao turbulento momento em que vive nosso país, somente este livro pode te dar a resposta mais sincera sobre o Presidente Jair Bolsonaro. ATENÇÃO: [Livro Sátira] Este livro possui apenas 2 páginas escritas e 188 páginas em branco.” Embora o autor não tenha confirmado que o aviso sempre esteve na página de venda, a política da Amazon confirma que os pedidos podem ser devolvidos em até 30 dias após o recebimento – logo, nenhum comprador desavisado seria lesado com a pegadinha.

Chamam atenção os comentários na página de venda do livro, atualmente “indisponível em estoque”. Muitos se divertiram com a crítica e entraram na brincadeira. Uma das resenhas postada por usuário anônimo, intitulada “Trabalho árduo de pesquisa”, enuncia: “O povo brasileiro merece ter acesso amplo e irrestrito a esta análise.” Outro leitor, identificado como Jony Marcos, acredita que o apanhado “capturou a essência de Bolsonaro por completo”.

Entre as críticas, o usuário Lincoln critica a “ironia política do autor, usando e enganando o leitor”, afirma ter adquirido a obra para pesquisa de doutorado e ressalta que não é apoiador do presidente. Já Alexandre Borges desaprova a “análise bem superficial”.

Outros casos

Em 2017, a editora Matrix lançou o livro 13 Razões para Votar no PT (80 páginas, 18 reais), assinado pelo pseudônimo Aurélio Marcondes Bittencourt e Lins, com grande parte em branco. A capa e a orelha contam com frases de Danilo Gentili, Kim Kataguiri, Marco Antonio Villa e Rogério Chequer, opositores notórios do PT, com piadinhas maldosas como “O melhor livro que Lula já leu”, de Villa.

Bem antes, nos anos 1980,  Odone Vontobel publicou a sátira O Que se Perde sem Maluf, que também contava com as páginas vazias. A VEJA, o dono da editora Paulo Tadeu negou a influência e disse que o livro antipetista “não é cópia de nenhum outro”.

Nos Estados Unidos, no entanto, a “modalidade editorial” o livro vazio conta com diversas obras cujas publicações remontam a 2016. Entre os títulos, além de Por Que Trump Merece Confiança, Respeito e Admiração, destacam-se Razões para Votar em Democratas (2017), Razões Surpreendentes Para Acreditar Que Trump Será Um (Grande) Ótimo Presidente! (2016) e Razões Para Votar Em Republicanos: um Guia Incompreensível (2017). A notoriedade, é claro, não foi garantida pelo estilo impecável ou pela narrativa sedutora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s