Clique e assine com 88% de desconto
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

7 atrações turísticas que são decepcionantemente pequenas

Conheça alguns dos principais pontos turísticos ao redor do mundo cujo tamanho é inversamente proporcional à fama que alcançaram

Por Tatiana Cunha - 20 out 2017, 14h36

Aposto que em algum momento isso já aconteceu com você.

Você vê fotos e mais fotos de um lugar, sonha em conhecê-lo, junta dinheiro, se planeja e, quando chega, se pergunta: “Mas é só isso?”.

Já falei em um post mais antigo sobre os maiores mitos turísticos do mundo. Aqueles lugares que você imagina serem incríveis e são decepcionantes ao ver ao vivo.

Publicidade

Mas há também uma outra categoria. O daqueles que viraram ícones de um lugar (como a Torre Eiffel é para Paris), mas que quando você vê de pertinho são bem menores do que imaginava.

Para mim o maior exemplo disso é a Estátua da Liberdade. Eu tinha a ideia de que ela seria mega-hiper alta, imponente, quase como um arranha-céu… bem, se você já foi a Nova York sabe que ela não é tão alta assim.

Como ela existem várias outras atrações turísticas que, seja pelos ângulos das fotos que geralmente vemos, ou pelo significado que têm (como acho que é o caso da Estátua da Liberdade), acabam nos iludindo. Mas que, na maioria dos casos, ainda valem a visita!

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

1. Manneken Pis

Bruxelas, Bélgica

Em qualquer guia turístico de Bruxelas ele está lá como um dos lugares obrigatórios para quem visita a capital belga. Criada em 1.388 a estátua de bronze de um menino urinando na pia de uma fonte é um dos símbolos da cidade e fica perto da Grand Place. Dependendo da época do ano ele ganha trajes diferentes e centenas de turistas se acotovelam para fazer fotos dela. Mas é preciso chegar (bem) perto para vê-lo, já que a estátua tem pouco mais de 55 cm de altura.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

2. Mount Rushmore

Dakota do Sul, EUA

Publicidade

Se você assistia ao desenho do Riquinho deve lembrar deste monumento com a cara de quatro presidentes americanos (George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln) esculpidos numa rocha. O monumento foi inaugurado em 1941 após 14 anos de trabalho, mas nem isso foi suficiente para agradar à maioria dos visitantes, que saem com a sensação de que ele é pequeno demais. Só no TripAdvisor são mais de dez páginas de comentários decepcionados. Os rostos medem cerca de 18 m, mas como os turistas só podem vê-los de muito longe, a impressão é de que são bem menores.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

3. Mona Lisa

Paris, França

Publicidade

Esta é clássica. Se você nunca viu o quadro de Leonardo da Vinci pessoalmente, pergunte a qualquer pessoa que já foi ao  Museu do Louvre, em Paris, o que ela achou da pintura. Garanto que a maioria delas irá dizer: “É muito menor do que eu pensava”. E é mesmo. Dependendo do dia que se visita o museu é preciso persistência para chegar perto do quadro e conseguir ver melhor a obra de 1503 e que mede apenas 77 cm x 53 cm.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

4. Liberty Bell

Philadelphia, EUA

Se você nunca ouviu falar do “sino da liberdade”, ele nada mais é que um dos principais símbolos da Revolução Americana  e está associado com os conceitos de nacionalismo e liberdade dos norte-americanos. Foi ele quem foi tocado em 8 de julho de 1776 para convocar os cidadãos da Philadelphia para a leitura da Declaração da Independência. Quem pensa que por sua importância ele é gigantesco engana-se. Ele mede menos de um metro de altura e tem pouco mais de 3,5 m de diâmetro (para servir omo comparação, o maior sino do mundo, o Tsar, fica em Moscou e tem 6,6 m de diâmetro por 6,1 m de altura).

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

5. Checkpoint Charlie

Berlim, Alemanha

Se você morre de curiosidade para ver de perto o posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria não espere grande coisa. Ele é simplesmente uma pequena estrutura que fica no meio da movimentada Friedrichstrasse com carros e turistas passando pelos lados constantemente. Mas, apesar de pequeno, é o tipo do ponto turístico que tem valor histórico enorme.

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

6. Estátua da Pequena Sereia

Copenhagen, Dinamarca

Publicidade

Este é outro caso como o do Manneken Pis, na Bélgica. A estátua feita em 1913 acabou virando símbolo de Copenhagen e um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita a capital dinamarquesa e recebe milhões de visitas todos os anos. Mas ela é tão famosa quanto pequena. Mede apenas 1,25 m de altura. Atualmente ela fica exposta em uma rocha, perto do parque Langelinie.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

7. Estátua da Liberdade

Nova York, EUA

Publicidade

Como já disse lá no início do post, a Estátua da Liberdade, apesar de sua fama, geralmente deixa os turistas decepcionados com seu tamanho. Tirando sua base, que tem cerca de 59 m desde o chão, ela mede 33 m, o que equivale a um prédio de 11 andares. Claro que juntando o conjunto todo ela é alta, mas vê-la de longe não é das missões mais fáceis. Para se ter uma idéia, seu rosto mede pouco mais de 2,4 m de altura. Se você pensar que ela fica numa ilha, a Liberty Island, entre Manhattan e Jersey City, dá pra imaginar que seja difícil enxergá-la de muito longe.

Publicidade