Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

7 atrações turísticas que são decepcionantemente pequenas

Conheça alguns dos principais pontos turísticos ao redor do mundo cujo tamanho é inversamente proporcional à fama que alcançaram

Aposto que em algum momento isso já aconteceu com você.

Você vê fotos e mais fotos de um lugar, sonha em conhecê-lo, junta dinheiro, se planeja e, quando chega, se pergunta: “Mas é só isso?”.

Já falei em um post mais antigo sobre os maiores mitos turísticos do mundo. Aqueles lugares que você imagina serem incríveis e são decepcionantes ao ver ao vivo.

Mas há também uma outra categoria. O daqueles que viraram ícones de um lugar (como a Torre Eiffel é para Paris), mas que quando você vê de pertinho são bem menores do que imaginava.

Para mim o maior exemplo disso é a Estátua da Liberdade. Eu tinha a ideia de que ela seria mega-hiper alta, imponente, quase como um arranha-céu… bem, se você já foi a Nova York sabe que ela não é tão alta assim.

Como ela existem várias outras atrações turísticas que, seja pelos ângulos das fotos que geralmente vemos, ou pelo significado que têm (como acho que é o caso da Estátua da Liberdade), acabam nos iludindo. Mas que, na maioria dos casos, ainda valem a visita!

 

1. Manneken Pis

Bruxelas, Bélgica

Em qualquer guia turístico de Bruxelas ele está lá como um dos lugares obrigatórios para quem visita a capital belga. Criada em 1.388 a estátua de bronze de um menino urinando na pia de uma fonte é um dos símbolos da cidade e fica perto da Grand Place. Dependendo da época do ano ele ganha trajes diferentes e centenas de turistas se acotovelam para fazer fotos dela. Mas é preciso chegar (bem) perto para vê-lo, já que a estátua tem pouco mais de 55 cm de altura.

 

 

2. Mount Rushmore

Dakota do Sul, EUA

Se você assistia ao desenho do Riquinho deve lembrar deste monumento com a cara de quatro presidentes americanos (George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln) esculpidos numa rocha. O monumento foi inaugurado em 1941 após 14 anos de trabalho, mas nem isso foi suficiente para agradar à maioria dos visitantes, que saem com a sensação de que ele é pequeno demais. Só no TripAdvisor são mais de dez páginas de comentários decepcionados. Os rostos medem cerca de 18 m, mas como os turistas só podem vê-los de muito longe, a impressão é de que são bem menores.

 

3. Mona Lisa

Paris, França

Esta é clássica. Se você nunca viu o quadro de Leonardo da Vinci pessoalmente, pergunte a qualquer pessoa que já foi ao  Museu do Louvre, em Paris, o que ela achou da pintura. Garanto que a maioria delas irá dizer: “É muito menor do que eu pensava”. E é mesmo. Dependendo do dia que se visita o museu é preciso persistência para chegar perto do quadro e conseguir ver melhor a obra de 1503 e que mede apenas 77 cm x 53 cm.

 

4. Liberty Bell

Philadelphia, EUA

Se você nunca ouviu falar do “sino da liberdade”, ele nada mais é que um dos principais símbolos da Revolução Americana  e está associado com os conceitos de nacionalismo e liberdade dos norte-americanos. Foi ele quem foi tocado em 8 de julho de 1776 para convocar os cidadãos da Philadelphia para a leitura da Declaração da Independência. Quem pensa que por sua importância ele é gigantesco engana-se. Ele mede menos de um metro de altura e tem pouco mais de 3,5 m de diâmetro (para servir omo comparação, o maior sino do mundo, o Tsar, fica em Moscou e tem 6,6 m de diâmetro por 6,1 m de altura).

 

5. Checkpoint Charlie

Berlim, Alemanha

Se você morre de curiosidade para ver de perto o posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria não espere grande coisa. Ele é simplesmente uma pequena estrutura que fica no meio da movimentada Friedrichstrasse com carros e turistas passando pelos lados constantemente. Mas, apesar de pequeno, é o tipo do ponto turístico que tem valor histórico enorme.

 

6. Estátua da Pequena Sereia

Copenhagen, Dinamarca

Este é outro caso como o do Manneken Pis, na Bélgica. A estátua feita em 1913 acabou virando símbolo de Copenhagen e um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita a capital dinamarquesa e recebe milhões de visitas todos os anos. Mas ela é tão famosa quanto pequena. Mede apenas 1,25 m de altura. Atualmente ela fica exposta em uma rocha, perto do parque Langelinie.

 

7. Estátua da Liberdade

Nova York, EUA

Como já disse lá no início do post, a Estátua da Liberdade, apesar de sua fama, geralmente deixa os turistas decepcionados com seu tamanho. Tirando sua base, que tem cerca de 59 m desde o chão, ela mede 33 m, o que equivale a um prédio de 11 andares. Claro que juntando o conjunto todo ela é alta, mas vê-la de longe não é das missões mais fáceis. Para se ter uma idéia, seu rosto mede pouco mais de 2,4 m de altura. Se você pensar que ela fica numa ilha, a Liberty Island, entre Manhattan e Jersey City, dá pra imaginar que seja difícil enxergá-la de muito longe.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Mesmo não sendo tão famoso, incluo o “balcão da Julieta” em Verona… Todo mundo se amontoando para tirar uma foto de um balcão comum….

    Curtir