Blogs e Colunistas

22/09/2013

às 10:54 \ Cultura

Para Caetano Veloso, sou “anêmico”; para mim, ele é apenas confuso ou oportunista

Em um artigo pra lá de confuso no GLOBO hoje, Caetano Veloso cita novamente Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho. Só que dessa vez resolveu “quase” incluir meu nome. Vejam:

Se chego até a pôr o nome de Azevedo neste espaço (quase ponho o do anêmico Constantino) é porque respeito o credo liberal (Mangabeira ama Mills). Também tenho olhado mais esses da direita (mas é pouco: dois posts do Azevedo que me mandaram por e-mail: não busco nada, já notaram?, tudo me cai nas mãos, como a maravilhosa camisa preta dos BBs). Moça, sou eu o maluco. E não se pense que o silêncio sobre Lobão é resguardo. Apenas não achei o livro nem tive tempo de volta a procurar. Sou velho e atarefado. Quando ler, falo. Se interessar. Mas deve: gosto de Lobão. Ele tem razão na canção de amor que escreveu para mim (me faz chorar). Li Zé Miguel a respeito. 

Anêmico? Bom, deixa isso pra lá. Vale notar apenas que a saúde vai bem por aqui. Já por lá… Caetano realmente parece muito confuso, na melhor das hipóteses. Tentar compreender seu artigo é tarefa hercúlea. Quem sabe Gilberto GIl poderia nos dar uma força?

Há um ponto positivo: o músico anda lendo o que vem da direita. Ah sim, ele faz questão de frisar que não corre atrás desses blogs. Tudo cai em suas mãos! Meio velho para fazer um tipo desses, não acham? Enfim: se Caetano está lendo a direita porque ela lhe cai nas mãos, pelo visto não está absorvendo nada.

Caso contrário, não endossaria um movimento anarcofascista como o Black Bloc, ainda que a camisa preta tenha apenas, novamente, caído em suas mãos. Saberia melhor o que isso representa. Saberia que não é viável abraçar a democracia liberal e, simultaneamente, um grupo desordeiro de vândalos que pretende destruir agências bancárias como símbolo para derrubar o “sistema”, ou seja, o capitalismo.

Mangabeira? O guru intelectual de Ciro Gomes? Caetano, se esse é seu ícone do “credo liberal”, então precisa se atualizar, ler os verdadeiros autores liberais. O próprio Mills tem um livro sobre a liberdade que, de fato, representa a visão liberal sob muitos aspectos. Mas vale notar que vários liberais consideram John Stuart Mills como alguém mais perto da social-democracia. Hayek tinha duras críticas ao autor iluminista.

Mas divago. Nem sei se vale a pena tentar abrir um diálogo, um debate, com o autor de “Leãozinho”. Primeiro que ele não lê esse blog; só quando por ventura chega em suas mãos por terceiros (eu confesso que fui eu mesmo quem leu diretamente sua coluna no GLOBO, ninguém me mandou). Segundo que, pelo teor do último artigo, a coisa está feia do lado de lá.

Não sei se o texto foi escrito sob o efeito de substâncias entorpecentes, ou em meio a uma viagem filosófica de causar inveja ao colega Gilberto Gil. Mas o fato é que não bate lé com cré, nada parece fazer sentido ali. É uma misturada, uma confusão do começo ao fim. Talvez para comprovar que o título, “O maluco sou eu”, não seja apenas uma ironia arrogante. Vai saber…

O mais lamentável de tudo isso é constatar que pessoas como Caetano Veloso, em climas tropicais abaixo da linha do Equador, podem se transformar, sob a ótica da imprensa e do grande público, em verdadeiros intelectuais. Bom, podia ser pior. Podia ser um Chico Buarque!

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

62 Comentários

  • william hoberg matto0s

    -

    7/3/2014 às 21:57

    Caetano Veloso é um idiooootaaa!!aaaa!!!Aquela tremedeira da voz dele, é de fazer um nó na barriga. Vestindo a camisa dos black blocks, podemos dar conta do quem vem por aí, nas esquinas desse Brasil de miseráveis de bunda-moles, metidos a intelectuaaaaiiiiisssss!!!aaaaiiiisss!!!…Esses enrustidos nunca me enganaram, desde quando tomavam porrada lá na rua Augusta e Praça da República. É lamentável que tenhamos essa baboseira desses caras.

  • Pippo

    -

    12/10/2013 às 23:45

    Olá.
    Constantino, com todo o respeito por seu trabalho, gostaria de fazer 1 crítica ao seu texto (por favor, não apague). Seu texto carece de argumentos e sentido, a ponto de vc dizer que Caetano estava entorpecido e ainda por cima colocar o Gil e o Chico no meio da conversa. Meu caro, eu entendo seu lado, mas você, em sua posição de jornalista, tem o DEVER de informar o povo de forma RACIONAL (é claro, sem deixar de defender seu ponto de vista). A partir do momento em que você passa a agir de forma passional, fica difícil para as pessoas levarem seus textos a sério, já que isso é um tanto quanto infantil de sua parte. Espero que você melhore quanto a isso. Espero também que fique bem claro que eu, apesar de discordar com tudo o que você disse, NÃO critiquei seu ponto de vista a respeito de Caetano Veloso, e sim a forma que você adota para defender essa opinião.

    Obrigado pela atenção

  • Alberto Nascente

    -

    30/9/2013 às 19:05

    Claro que Caetano usa drogas. Vide a trupe com quem anda.

  • diana

    -

    28/9/2013 às 2:19

    primeiro caetano não usa drogas, segundo ele é um artista não um filosofo, terceiro Gilberto gil e chico Buarque nada tem a ver com essa conversa, nem um dos dois o açodou.

  • Guina

    -

    25/9/2013 às 0:29

    João Cláudio Moreno e Chico Anysio parodiando Caetano e Gil:
    https://www.youtube.com/watch?v=rRNP98ewXjk

  • sem noção

    -

    23/9/2013 às 17:26

    Caro Rodrigo… Não se preocupe… O texto é tão ruim quanto as músicas dele… E se voce foi “quase” citado já é um bom sinal… ninguém chuta cachorro morto né!!!! continue assim…

  • elizabeth correa

    -

    23/9/2013 às 15:18

    Eu gosto do Caetano, mas gosto muito,muito,muito mais do Constantino.Simples assim!

  • Aparecido Dicena

    -

    23/9/2013 às 15:09

    Oh Afortunatta. Não a chame de Bicha Velha. Ela é a Boneca Destravada!

  • Aparecido Dicena

    -

    23/9/2013 às 15:03

    Fico com o Vampiro de Curitiba. Talvez Caetano tenha fumado um baseado e o efeito no cérebro o tenha deixado confuso. Na próxima vez que for escrever algum artigo seria melhor estar limpo.

  • Berlatto

    -

    23/9/2013 às 11:34

    Mistificação: Aquilo que é falso. Ação ou efeito de enganar (alguém); fazer com que uma pessoa acredite numa mentira; farsa.
    E o pior Rodrigo, eu já acreditei nessa figura.
    É um bom cantor, fez boas músicas?, sim!, e só. Intelectual, filósofo, pensador? Hummm…deixa pra lá.

  • Fernando

    -

    23/9/2013 às 11:07

    Prezado Rodrigo,

    O Leazinho está totalmente por fora. O desastre deste nosso Cubão está na grande parte da sociedade, informada e desinformada,em ter estes velhos baianos como gurus. Esses caras leem muito, sem dúvida, mas os livros errados. Daí, esta confusão danada, principalmente embaladas pelo cigarro do comunhão.
    Agora rotular você de anêmico, ai é demais. Confesso que não consigo acompanhá-lo nas resenhas, conselhos e dicas de livros, bem como na história econômica comparada e nas brilhantes análise conjunturais.

    O Leãzinho pode ser um letrado mas, falta o todo. A danada da humildade que identifica os sábios.

    Essa lenga-lenga vai continuar “ad infinitum”.

  • Garrastazu

    -

    23/9/2013 às 9:55

    O leãozinho está delirante, o texto é de quinta categoria.
    Modestamente recomendaria aos senhores ignorar completamente esta figura, não tem estatura para escrever, deve estar tentando alavancar mais algum empréstimo no “ministério da cultura” ou alguma citação nas estupidas novelas da globo.
    É sempre bom lembrar que este confuso / esclerosado “intelequitual” já declarou “Eu sou neguinha” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Full

    -

    23/9/2013 às 9:55

    Acabo de ler o texto do Caetano e fiquei perplexo com a capacidade de enrolação “filosófica” e de mistureba de citações de autores.

    É CASO DE INTERNAÇÃO IMEDIATA!

    O sujeito está com confusão mental, muito conhecida no meio científico por “canabis culturalis embromatis”, que acontece freqüentemente quando da inalação de gás tóxico associado a leitura de textos e livros esquerdistas.

    Caso grave que, segundo pesquisas científicas, atingem 100% dos sujeitos expostos a tais condições, irreversível, e evolui até a demência total, que é o caso deste infeliz.

  • flavio

    -

    23/9/2013 às 8:00

    Caro Constantino. Nessas alturas é que eu acho que dessa turma toda o unico que não mistura as coisas é o Roberto Carlos. Provavelmente porque sabe da importância que uma pessoa influente em qualquer atividade dentro de um pais tem.

  • daniel

    -

    23/9/2013 às 5:51

    Voce matou tres coelhinhos com o artigo, hein?? Nunca gostei do Caetano musico e muito menos do Caetano “intelectual”. Parabens pela firmeza com essa petralhada que se levanta contra a Direita, seja la o que ela ainda represente no Brasil.

  • Guina

    -

    23/9/2013 às 0:40

    Pensava que somente eu não havia entendido o texto dele. O Caetano está, a cada dia, mais parecido com o “Baiano”, personagem de “Chico City”, criado por Chico Anísio e inspirado no próprio Caetano Veloso. Só divagando… Por favor, peçam ao Zéuberto Zéu para nos socorrer!

  • LUIZ CARLOS

    -

    22/9/2013 às 23:38

    Ainda bem que você também não entendeu o texto de Caetano, Constantino. Eu já estava começando a achar que havia algo errado comigo.

  • Oscar

    -

    22/9/2013 às 23:31

    Está na hora de internar o velhinho baiano, né não?

  • Ou não ...

    -

    22/9/2013 às 23:09

    Maluco, o Caetano? Bom,dizem que um maluco mesmo sequer cogita se é ou não maluco, quem manifesta duvida sobre a própria sanidade ou quem já parte dessa auto denominação, faz porque acha que não é. Quem acha mesmo que é maluco fica quietinho. É provável que maluco de nada tenha o sujeito interpelante de si mesmo. Aliás, a loucura é uma possibilidade ontológica da constituição humana. Ela é normal. Reflita: Se ele está lendo (Reinaldo com Olavo) e está duvidando da sanidade pode ser sinal de cura dos “sintomas” ideológicos irrefletidos. A própria confusão notada – como se sabe – é uma fase que integra o processo de aprendizado (quando se dirige um veículo pela primeira vez sabe bem o que é se sentir confuso). Outro sintoma positivo: “negar” e “justificar”. Quando se nega ou quando se justifica algum ato, seguindo aqui uma psicanálise improvisada, pode revelar uma conversão forçada à direita, forçada pela consciência. O que até ontem era insano, passa a ter certa razão. Ou não.

  • Bel

    -

    22/9/2013 às 21:47

    Dá-lhe, Constantino! Brasileiro cretino que não ama o Brasil nem seus conterrâneos, merece ser colocado em seu devido lugar.
    Parabéns! Pessoas como vc, fazem a diferença.

  • EDSON GOMES

    -

    22/9/2013 às 21:46

    CARO RODRIGO,
    NÃO CONSIGO ENTRAR NO SEU FACE. MAS PROPONHO UMA IDÉIA. PORQUE NÃO PROGRAMANOS UM PROTESTO DE NÃO SAIR PARA A RUA POR UM DIA? VIA INTERNET? O GOVERNO VAI SENTIR,MUNICIPIOS ,ESTADO. CONSIDERO ESTA DESOBIDIENCIA CIVIL . MELHOR PROTESTO Á SER FEITO.

  • Virgínia Souza Pereira

    -

    22/9/2013 às 21:05

    Ihhh! Lá vem o Caetano de novo com esse papo? Li o último artigo, mas esse, nem pensar! Por preguiça mesmo! Fazer a hermenêutica dos textos do Caê é tarefa hercúlea: não sei se é porque escreve mal mesmo ou porque pensa mal sobre essas questões. Acho que são as duas coisas. Mas ele deve estar exultante por ter aparecido no blog do Reinaldo, e agora no seu. Desse jeito, ele não encerrará esse assunto nunca mais!

  • Sônia

    -

    22/9/2013 às 20:25

    Meus heróis estão morrendo de overdose de burrice.
    Agora fazem tudo para aparecer, mesmo que de forma ridícula.
    Que pena.
    Falta bom senso, falta cultura, falta honestidade, falta patriotismo.

  • Tony

    -

    22/9/2013 às 19:23

    O coitado está é sentindo-se humilhado na plenitude de seu ser. Foi publicamente, aliás têm sido e é recorrente, “desmascarado” e o vazio de sua retórica sem conteúdo exposto de forma didática e inquestionável.
    Se não fosse pusilânime como todo esquerdista, refletiria sobre os corretivos que vêm tomando e confessaria publicamente suas falhas.
    Mas, como lhe falta coragem, de forma histérica redobra as sandices, como para não se mostrar ofendido, chegando ao ridículo de afirmar que lê por acidente o que lhe tem consumido a alma, como uma garotinha de oito anos que inveja a amiguinha de classe e finge desfazer da outra tudo que na verdade gostaria de ter.

  • Básico!

    -

    22/9/2013 às 18:41

    É sempre assim! Quando não tem o que dizer, vão para o ataque pessoal. É a prova provada de pobreza extrema!

  • Bia de Lucca

    -

    22/9/2013 às 18:18

    Utilizando-me das próprias palavras ditas um dia por caetano em uma das suas música ” Não sou proveito, é pura fama”
    Pena !Pena . Caetano é( foi) um grande músico e compositor , já fez coisas belíssimas mas sempre foi difícil de se entender quando fala de improviso,” OU não? ”
    Quando li seu texto hoje pela manhã achei q estava emburrecendo, mesmo sabendo que ele não fala coisa com coisa pois não consegui entender nada. Aliás acho que nem ele. O pessoal daqui acertou em cheio, ou é maresia ou é caduquice mesmo.

  • luiz

    -

    22/9/2013 às 17:30

    Rodrigo, não concordo quando você diz que ele é confuso ou oportunista, par mim, ele não passa de um IDIOTA, assim como, Chico Buarque ( Comunista capitalista ), Gilberto Gil e mais um bando de PALHAÇOS.
    PT, PARTIDO DA ÉTICA E DA MORAL.
    FORA LULA, FORA DILMA, FORA PT.

  • Bruno Sampaio

    -

    22/9/2013 às 17:09

    Constantino, li o texto do Caetano. Realmente, parece uma sopa de letrinhas jogada no papel por alguém depois de fumar uma tora de skank com um engradado de Dreher. PQP!!!
    E que me conste, o velho baiano não é chegado a um THC.

  • Rodrigo Lima

    -

    22/9/2013 às 17:05

    Hahaha, boa! Gilberto Gil com certeza entendeu tudo! Eu também tive a impressão de que o texto foi escrito sob o efeito de entorpecentes.

  • Julia

    -

    22/9/2013 às 16:35

    Quanto LIXO o Brasil deu trela….me incluo nos incautos sonhadores do passado…ainda gosto de muitas músicas do GAGAETANO SEBOSO!
    Mas evoluí para ver a bobagem que é a economia de “esquerda” e a falta de liberdade de expressão que vai junto para garantir a roubalheira….
    Só não vê quem é idiota ou canalha (que finge que não vê)!

  • Julia

    -

    22/9/2013 às 16:30

    Ele “deu de loco” porque não entende NADA!
    Continua amarrado na ideologia falsa que não funciona…
    Enquanto ele TENTA entender (meu voto pela ignorância e não pela canalhice) porque não funciona…ele se aproveita para ganhar $$ na que funciona!…ou NÃO!! kkkkk

  • o lapa azul

    -

    22/9/2013 às 15:57

    Como o título era sugestivo, fui ler.
    Primeira e é claro, última vez.
    Realmente é salada ruim.
    Quer fazer um gênero, mas é um pintura de chipanzé.
    Tem razão quando fala podia ser pior.
    Podia ser um Jabuti da literatura.

  • Afortunatta

    -

    22/9/2013 às 15:47

    Parabéns Constantino!! Bota a bicha velha no lugar que ele merece !!!

  • Rodney

    -

    22/9/2013 às 15:33

    Bota confusão nisso ein Rodrigo?! Cannabis Veloso tá pra lá de Bagdá!!! Dá-lhe Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho etc etc etc :-)

  • HGD

    -

    22/9/2013 às 15:22

    Outra vez o pseudointelectual tenta se passar por intelectual ao fazer um “shopping list” de nomes de efeito ou com clichês burgueses (sashimi, comprando The Economist pra ler no avião). Não sabe escrever, texto e pensamento confuso. Sabemos quem é você. Ou não.

  • Maria Cristina

    -

    22/9/2013 às 15:03

    Quero ver luta no gel em horário nobre.

  • Paulo Rocha

    -

    22/9/2013 às 14:46

    O CHICO “JABUTI” BUARQUE NA MINHA OPINIÃO É O PIOR DELES.
    O CAETANO É UM LUNÁTICO,MAS ESSE “JABUTI” TEM UM MÉTODO.
    POSA DE SOCIALISTA E MORA EM PARIS(E O FATO NÃO É MORAR EM PARIS,MAS É QUE O DISCURSO NÃO BATE COM A REALIDADE),CLAMA CONTRA O CAPITALISMO MAS RECEBE SEUS CACHÊS EM MOEDA FORTE,DESPREZA A CLASSE MÉDIA MAS NÃO SOBREVIVERIA SEM ELA QUE AFINAL DE CONTAS PAGA SEU WHISKY 12 ANOS E SEU JANTAR NO LE COIN,ANTIQUARIUS,ETC…
    FALA EM LIBERDADE E CONTRA A “DITADURA” E DEFENDE A “DEMOCRACIA CUBANA”.
    ENFIM O MAIOR DE TODOS OS HIPÓCRITAS DO SHOW BUSINESS.

  • Roberto Silva 51 RJ

    -

    22/9/2013 às 14:41

    Caetano está cada vez pior.
    Fala coisas desconexas, e tenta dar a impressão para aqueles que o ouvem, que falou algo tão profundo que ele até os perdoa por não terem compreendido.
    Imagino que não esteja vivendo uma boa fase.
    Talvez a idade, o Alzheimer.
    Talvez as fontes de inspiração do passado tenham desaparecido, e ele, numa última tentativa de agarrar uma juba ou de sentir um calor que provoque arrepio, esteja buscando essa inspiração nos BBs.
    A “tia velha” dos BBs.

  • Memyself

    -

    22/9/2013 às 14:38

    Não é ridículo um homem velho querer posar de mocinho inconsequente? De qualquer forma, se os textos da “direita” chegam, assim magicamente, às mãos enrugadas de caetano, é porque tem muita gente lendo a “direita” e achando que ele precisa ler também. É bom ter amigos.

  • Rodolfo

    -

    22/9/2013 às 14:38

    O Leãozinho é um cara de sorte: todos os dias lhes chegam as mãos textos do Reinaldo Azevedo, do Olavo de Carvalho, seu, do Lobão…
    Eu não tenho tanta sorte assim: sou obrigado a assinar um provedor de banda-larga que às vezes nem funciona, assinar a própria banda-larga e depois procurar os textos na internet!
    Ele se faz de desentendido, tenta dar uma de descolado, que não liga para nada, que não está nem aí para as críticas…., mas na verdade é um SONSO VAIDOSO que liga sim para a opinião pública!
    Como ele diz anteriormente que não é de esquerda, nem de centro, nem de direita, que lê todo tipo de publicação, certamente quer ser entendido por todas as correntes de pensamento político.
    O FATO é que talvez as únicas pessoas que ainda dão algum tipo de apoio às IDIOTICES que esse sujeito escreve sãos os milicianos dos blogs estatais, o pessoal da MAV, do Mídia Ninja, dos Black Blocs…
    Se levarmos em consideração o poder cultural e econômico de quem o leu e teceu comentários, veremos que ele foi esculhambado tanto aqui nos blogs da Veja, quanto no popular Jornal Extra de O Globo!
    Ou seja, o cara é ESCULHAMBADO por tudo e por todos! Não dá!

  • antônio

    -

    22/9/2013 às 14:29

    O Caetano sem querer coloca um problema na direita brasileira. Quando falam em direita, se resume a Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo. O primeiro só sabe falar de gays e o segundo é Serra até o último fio de cabelo. Será que não falta uma auto crítica para a nossa direita ?

  • Rafael Marcos

    -

    22/9/2013 às 14:27

    Ola Rodrigo esta é a primeira vez que visito seu blog aqui na veja estou gostando muito.Eu também li o artigo de Caetano nesse domingo e concordo achei o texto um pouco confuso sei lá sem cronologia difícil de entender.

  • Alessandro Melo. Macapá-AP

    -

    22/9/2013 às 13:35

    Quem sabe se pormos o texto do Caetano em frente a um espelho,talvez entendamos o que ele quer dizer. Pois já li da esquerda pra direita, da direita pra esquerda e nada.

  • Fernandez

    -

    22/9/2013 às 12:53

    Por favor, Rodrigo.
    Nem debate nem dialogo com Caetano.
    Temos assuntos bem mais interessantes e relevantes pra discutir aqui.

  • Carlos Lemos

    -

    22/9/2013 às 12:30

    Caetano está gagá, gagarejando. Cisca para um lado e para outro para ver se consegue, polemizando, público para o que escreve. Não fosse Constantino e Reinaldo citar, nem tomaríamos conhecimento de seu ciscado.

  • alvaro

    -

    22/9/2013 às 12:21

    Caro Rodrigo, se formos depender das explicações do ex-ministro da cultura do PT estamos mais perdidos que cachorro em dia de mudança:
    http://www.youtube.com/watch?v=YLbrIh2u9E4

  • Liberal

    -

    22/9/2013 às 12:18

    Mill era utilitarista, não iluminista. Você mesmo já escreveu sobre o utilitarismo de Mill no blog. Corrija aí.

  • toninho malvadeza

    -

    22/9/2013 às 12:06

    Caetano hoje só escreve,e mal,para bêbados e esquerdistas de avenidas beira-mar do Hell de Janeiro.Sabe a decadência que chega para todos um dia quando insistem nos seus erros ? Então…

  • Leonardo

    -

    22/9/2013 às 12:03

    E ele e burro pois taí uma ideia que sucudiria legal a carreira natimorta dele: juntar-se a Tico Santa Cruz e Ivo Meirelles criar um power trio de musica black bloc e sair fazendo show manifestos em ocupações dos mesmos e com direito a canja da musa caviar Emma.

  • Eliane Balbino

    -

    22/9/2013 às 12:02

    Constantino, vc é o próprio Hércules redivivo pois conseguiu ler toda a coluna. Eu, confesso, parei na metade. Não consegui digerir ” o nada”. Aquilo era uma salada, indigesta, para dizer o mínimo. Ele mistura tudo, para dizer coisa nenhuma.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados