Coluna do Ricardo Setti

Ricardo Setti

Boas histórias, bastidores e opinião independente.

CASO CELSO DANIEL: O delegado Romeu Tuma Jr. fez, em livro, revelações comprometedoras sobre o envolvimento do ministro Gilberto Carvalho. O ministro prometeu processá-lo há 240 DIAS e, até agora, NADA! Do que é que “Gilbertinho” tem medo?

Por: ricardosetti

Ver comentários (225)
Secretário-geral da Presidência Gilberto Carvalho e advogado e ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr. (Fotos: Antonio Cruz / ABr :: VEJA.com)

O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr.: Tuma diz que Gilberto admitiu a ele ter levado dinheiro ilícito, produto de corrupção, diretamente para as mãos do então chefe da Casa Civil, José Dirceu. E a promessa do ministro de processar o delegado, até agora, ficou por isso mesmo (Fotos: Antonio Cruz / ABr :: VEJA.com)

O hoje ministro Gilberto Carvalho, uma das estrelas do lulalato, teria admitido a seu então colega de governo Romeu Tuma Junior, secretário Nacional de Justiça, que, quando trabalhava com o prefeito petista de Santo André (SP), Celso Daniel — assassinado em janeiro de 2002 –, levava e entregava pessoalmente dinheiro ilegal proveniente de propinas de empresários ao futuro chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu, para fazer frente a despesas eleitorais do PT.

Romeu Tuma Junior conta o episódio eu seu livro best-seller Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado (Topbooks; 557 páginas; 69,90 reais).

Pois bem, mal lançado o livro, o atual secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, anunciou que iria processar criminalmente o delegado, atualmente aposentado da Polícia Civil de São Paulo e sócio de um escritório de advocacia.

O anúncio foi feito pelo ministro no dia 9 DE DEZEMBRO DE 2013.

Já faz, portanto, 240 DIAS que anunciou o processo. E, até agora, NADA.

O delegado Tuma Junior já declarou, publicamente — inclusive quando entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura –, que se dispõe a fazer em juízo a “exceção da verdade” (ou seja, provar o que diz), ou submeter-se a uma acareação com quem quer que seja.

Por que será que ao ministro Gilberto Carvalho falta tanta pressa em defender sua honra?

O que, afinal, teme “Gilbertinho”?

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Roberto Silva

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  2. Régis Moisés

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  3. Cubana de Miami

    O PT é que nem herpes.Fora PT. Esse pessoal podia fazer arakiri.

  4. João Seridó

    O BRASIL CAIU NAS GARRAS DOS COMUNAS E SÓ OS MILITAS NOS SALVARÃO.

  5. INA DUARTE VIANA

    QUE O AÉCIO TENHA CUIDADOS, ESSES ADVERSÁRIOS COSTUMAM ELIMINAR QUEM CRUZA OS SEUS CAMINHOS !

  6. Evandro

    A verdade até hoje é obscura

  7. Paulo Souza

    Agora cutucarão a ferida novamente. Seria muito bom a verdade sobre o assassinato do Celso Daniel ser devidamente esclarecido!

  8. Luis Machado

    O problema de Gilbertinho é que ele não tem nem honra e nem razão.

  9. FernandoJr

    … O Tuma Jr. sabe que a petralhada é vingativa e é barra pesada, o mesmo cita diversas vezes em sua obra, ele já está esperto sobre o que pode vir a ocorrer

  10. Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Gilberto Carvalho? Defender sua “HONRA”?!?!?! Ora, Ricardo Setti, conta a do papagaio que essa foi muito boa…Gilberto Carvalho e honra, em uma mesma frase, formam uma figura de linguagem chamada antítese. Algo assim como óleo e água – não se misturam.
    Abs

  11. carioca

    O próximo presidente da república, Aécio Neves, vai criar a CNVV-COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE DE VERDADE, a fim de investigar os crimes da ditadura comunista cubana do petismo, os assassinatos de CELSO DANIEL e TONINHO do PT, o “O NEGÓCIO” da rosemary noronha, perseguição contra TUMA JUNIOR, os escravos traficados de Cuba no mais médicos, o mensalão, os golpes de PASADENA e LavajatoPT.

  12. Dulce Regina

    Esta turma do PT, fará de tudo para tumultuar o processo eleitoral. Não duvido que até manipulem o resultado das eleições. Pergunto: por que Haddad, foi eleito prefeito, e em tão pouco tempo, está com um índice de rejeição, tão grande ? O povo paulistano não é bobo. Aí tem coisa… Elles estão aparelhando todos os setores, manipulando através de propinas e ” acertos ” e ameaças. Ano passado disseram que : ” O bicho, vai pegar .” Temos que estar ATENTO !!!

  13. Toninho Malvadeza

    A PF se prestando a um papel baixo desses ?
    VERGONHA TOTAL !
    Tudo está aparelhado.

  14. geroldo zanon

    No tempo do LULA era assim querem ser ministro *** *** *** e agora com a DILMA é a mesma coisa

  15. Marcos F

    Gilbertinho mandou caçarem o Tuma, hoje. Sabe lá o que podia ter acontecido. Coisa de Tenente Gregório pra cima.
    Ainda bem que o delegado é muito esperto. “No contaban con mi astucia”!

  16. Marcelo Silva

    Romeu Tuma nao so foi processado, mas tambem ja esta condenado pelo PT. Hoje a PF bateu na porta dele.
    Amanha baterao na nossa.

  17. Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Hoje à tarde a PF, pelo menos a ala transformada em guarda pretoriana petista, tentou levar Tuma Jr à força para a sede da PF aqui em São Paulo. O ex-Delegado e atual advogado resistiu à coerção, tendo comparecido mais tarde à PF por livre e espontânea vontade. Foi informado pelo delegado que comandava a diligência que “eram ordens de Brasília”. É a ditabranda – reiteradamente aqui por mim denunciada – a caminho da Ditadura tão sonhada por petistas e afins. As nuvens negras que pairavam no horizonte – ver texto meu publicado como Post do Leitor ( http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/post-do-leitor-pairam-nuvens-negras-em-nosso-horizonte/ )- já começam a cobrir nossas cabeças, ameaçando a todos com uma tempestade fascista que pretende matar a nossa ainda jovem democracia. Aliás, Setti, releia o texto e me diga se não avançamos muito na direção do que está ali descrito.
    Abs

  18. Desiludido

    Setti: consta neste site da VEJA, que Tuma Jr. Acaba de ser detido pela PF e encaminhado para este Departamento…
    A coisa está ficando feia e preocupante.

  19. lavinia modesto

    Setti, fiquei sabendo que Tuminha foi detido hoje pela PF.
    Qual seria o objetivo dessa ação da PF?
    Poderia ser por causa do livro?
    Se foi,só agora resolveram agir?
    Não estou entendendo…….

  20. Abreu:.

    .
    Ricardo,
    .
    Essa história não parece nada lógica, pois Romeu Tuma Jr. não é nenhum pé-de-chinelo, e “ninguém” vai molestá-lo sem saber das gravíssimas conseqüências em quaisquer termos que se imagine. Por isso, “quer apostar” que este incidente gerará “mais mídia” do que conseqüências jurídico-legais? Afinal, isto me parece muito mais um evento diversionista, que “cheira” a cortina de fumaça para evitar a atenção em algo mais importante, pelo quê, quero ver onde chegará (e não há de ser longe)!
    .

  21. Cidadão Quem

    Complementando a sua pergunta, Setti, faço esta: se há acusações no livro, e se as acusações forem verdadeiras ou, pelo menos, minimamente críveis, quando é que as autoridades adotarão as providências necessárias à investigação e, eventualmente, à abertura de inquérito?
    Faço essa pergunta porque, em respeito à lógica, ou as assertivas são verdadeiras ou não o são. É o princípio do terceiro excluído.

  22. Robson M.Quiterio

    Tuminha vale o investimento em seguranças israelenses sei que vai ser difícil encontrar na atual conjuntura mais pode ser um gasto muito bem gasto.Coletes a prova de balas não tomar água nem comer em lugares que não se conhece,para finalizar fazer uma oração para São Jorge .Estamos atentos todo cuidado é pouco!!Pindorama aumentando o seguro de vida seegue o jogo.

  23. Emi Yama

    Tuma Jr mandou o recado para o PT assim como o Marcos Valério. Ambos sabem de muita coisa e mostram que estão dispostos a contar tudo, ou em partes, a não ser que ….

  24. wilson

    Gilbertinho deve estar muito atarefado com os 800
    aeroportos do PT.

  25. ps

    Pô Setti…dá um tempo “pro homi do carro preto”. É que ele anda muito ocupado com as multiplas reuniões com os black blocks e a turma do mst/mtst etc Quando a seleção reverter os 7 X 1 (numa 4ª de final da copa) ele entra com o processo. Guenta aí…firme!

    Puxa vida! Você tem razão…
    Abraço

  26. mairalur

    Algo aconteceu, porque Tuma Jr. está detido na PF, segundo ele no Face por causa do livro. A notícia é daqui da casa.

  27. geroldo zanon

    Não publico comentários contendo acusações sem provas.

  28. Karina Pondé

    A primeira qualidade do ser humano é a coragem depois dela é que surgem as outras. Em 2006 o dep. Eliseu Gabriel levou esta denuncia ao MPF, recebeu uma ligação de Tasso Jereissati a época presidente nacional do PSDB que reverenciou seu ato. Hoje vemos Tuma Junior narrar: Que o Dops contava com quatro tipos de fonte de informação humana: os informantes, os infiltrados, os delatores e os “caguetes” (ou alcaguetes). Lula pertencia à categoria dos informantes, e tinha o codinome “Barba”. No sindicalismo, os informantes eram chamados também de “pelegos” ou de “Judas”. Não tenho dúvida de que a Lei da Anistia acabou abrindo indevido espaço ao peleguismo para uma injusta, falsa e oportunista apropriação da história de lutas contra a ditadura. Se soubessem que era informante pessoal do velho Tuma, Lula estaria morto há muito tempo. Creio que, à época, teria o mesmo efeito dos informantes que a polícia planta no xadrez para colher informações dos presos, os “passarinhos” ou “curiós” “gansos”. Estes, hoje em dia, só servem para denunciar fuga, mas antes ajudavam a esclarecer muitos crimes. Na categoria dos infiltrados tínhamos os policiais e tiras profissionais, que ganhavam do Estado, mas se travestiam de estudantes, operários e outros profissionais, frequentavam universidades e sindicatos. Lula combinava greves com empresários e avisava o Dops. Muitas das greves que ele armava com os empresários eram para aumentar o valor da venda dos veículos, para lastrear moralmente a ideia de que “vamos repassar aos preços dos carros o aumento de salário obtido pela categoria que Lula comanda”. É chegada a hora da oposição hoje pedir a reabertura desta indevida promoção da “bolsa ditadura”. Temos que mostrar que a esquerda nunca lutou pelo fim da ditadura. Hoje somos reféns de uma ditadura petista. O PSDB tem que deixar de ser essa oposição tímida e valorar quadros como esse Eliseu Gabriel . . .

  29. Carlos Eduardo Krass

    Esse sujeito é ***** tal qual o chefe dele, Lulla, que declarou alto bom som que depois de encerrado o processo do mensalão ele iria desmascarar que os acusou. *****, atochador. Agora o processo terminou e ele poderia esclarecer então a verdade, mas …quem mente, mente sempre.

  30. Anilton Souza

    Prezados, o problema do PT são as mazelas com o dinheiro público que nós brasileiros sabemos. Agora se fizeram alguma coisa de bom para o povo brasileiro, tudo bem ,são muito bem pagos para isso. Repito, o problema são os desvios de dinheiro público, como se não bastasse o salário que recebem.

  31. Ovidio Valente

    Ele teme o que todo petista atualmente temem. A total bancarrota do partido e a compra de grandes toneis de óleo de peroba. Vai ter cara de pau assim na republiqueta das bananais ou no petezinho do lulinha “grana e terror” e não paz e amor. São umas bestas e se locupletam do nosso Brasil. Nossa certeza é que eles dormem a noite e o Pais se revitaliza, para meterem a mão novamente. Alguém precisa fazer alguma coisa e quem pode fazer é o judiciário, e a policia federal, ambos sem muita força, pois estão atrelados ao sistema. Salvem-se quem puder antes que a copinha chegue e nossa vergonha lá fora seja aumentada.

  32. Angèlìka

    O silêncio dos hipócritas!.
    Lula sobre a Rose e reação da Justiça sobre os relatos de Tuminha:
    “O país toda está lá fora esperando. O que eu digo?
    Mando sentar”.

  33. Graziela

    Ricardo, acho que vamos ter que esperar sentados…

  34. Nelson

    João, vc sabe que o programa Bolsa Família é a continuação de programas assistencialistas criados pelo governo anterior, certo? Não estou defendendo os programas anteriores não…todo assistencialismo, feito como ele é feito aqui no Brasil, é para compra de votos.

  35. Toledo

    O ônus da prova cabe à quem acusa. O Tuma não seria tão ingênuo ao ponto de fazer acusações tão graves sem que pudesse prová-las.Por outro lado, o suspeito ou acusado tem o direito de falar ou de ficar calado, mas aí corre o risco de que o que disser poderá ser usado contra ele mesmo…TO BE OR NOT TO BE …ó dúvida cruel !!!!

  36. Everton

    João, isso que você chama de “inovador” e “Bolsa Família” não foi criado pelo Lula. PMDB, PSDB e outros já utilizaram, embora em menor escala.
    O nome verdadeiro disso é COMPRA DE VOTOS.

  37. cidadão

    Como existem supostos crimes de mensaleiros nos EUA, como em Pasadena-Texas, o petralha deveria ser preso no supermax de Pelican Bay. Aqui na Papuda mensaleiro usa celular, tem refeitório e alimentação privilegiadas, visitas a hora que quiserem e, pior, eles mesmos reduziram suas penas.O Sr. OBAMA poderia dar uma aula de democracia nos morcegões BARBASTELLAs.

  38. cana brava

    Críticas, eu publico, aos milhares. Ofensas, insultos e xingamentos a quem quer que seja, não.

  39. Joao

    Por décadas e até mesmo séculos, a desigualdade e a pobreza têm caminhado juntas no Brasil, resultado de modelos de crescimento não inclusivos e políticas sociais regressivas. Na segunda metade do século XX, o país esteve entre os de condições mais desiguais no mundo, razão pela qual economistas criaram expressões como “Belíndia – uma sociedade com a prosperidade do tamanho da pequena Bélgica cercado por um mar de pobreza indiana”. Por muitos anos, os 60% mais miseráveis da população detinham apenas 4% da riqueza, enquanto os 20% mais abastados detinham em média 58% dela.Há dez anos, o presidente Lula iniciou o inovador Programa Bolsa Família, intensificando e administrando de maneira crucial iniciativas dispersas existentes sob um conceito simples, porém poderoso: confiar a famílias pobres transferências de pequenas quantias de dinheiro em troca de manter seus filhos na escola e com acompanhamento médico regular.O programa foi recepcionado com um ceticismo considerável, afinal o Brasil continuava a ser tradicionalmente um grande investidor no setor social, com 22% do PIB aplicado em educação, saúde, proteção e segurança sociais. Uma das analogias utilizadas por acadêmicos era a de que jogar dinheiro de um helicóptero seria tão eficiente quanto atingir a população mais pobre, devido à frustração brasileira com a falta de resultados. Como o Bolsa Família, com cerca de 0,5% do PIB, mudaria esse cenário sombrio?A desigualdade de renda foi reduzida para um coeficiente de Gini de 0,527, que corresponde a uma redução de 15%Dez anos depois, o Bolsa Família seria chave para diminuir mais da metade da pobreza no Brasil- de 9,7 a 4,3% da população. O mais impressionante, em contraste com outros países, é que a desigualdade de renda também foi reduzida de forma acentuada, para um Coeficiente de Gini de 0,527, que corresponde a uma redução de impressionantes 15%. Atualmente, o Bolsa Família beneficia em torno de 14 milhões de famílias – 50 milhões de pessoas ou cerca de 1/4 da população, e é amplamente visto como uma história de sucesso, um ponto de referência para a política social no mundo.
    É por isso que a Dilma ganha no primeiro turno!!!

  40. Joao

    A Dilma ganha no primeiro turno!

  41. Meia Verdade

    Mas outras foram questionadas PROVAS por seus colegas de profissão e ainda não foram apresentadas.

    Vêm mais no novo livro dele.

  42. Meia Verdade

    É claro que o Gilberto Carvalho não vai por a mão nessa cumbuca quente, mas ainda espero do Tuma, também, algumas das PROVAS, questionadas pelos jornalistas no Roda Viva.

    Várias estão no livro. Basta ler.

  43. Sidney

    É só ouvir as gravações que andaram na internet de Gilberto Carvalho para Miriam Belchior que não restará dúvida alguma de que Gilberto estava metido nisso.

  44. geroldo zanon

    O Gilberto Carvalho é lá do ABC esta mais **** do que pau de galicheiro

  45. Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Espero sinceramente que você esteja esperando sentado.
    Abs

    É o que estou fazendo, amigo Caio.
    Abraço

  46. o desPTtizador

    É bom o Cerveró da PTbras ficar bem esperto até o dia 16.4, quando ele, espero, jagará caquinhas no ventilador no Congresso…. vai q o giba carvaio manda o ****** ******* ele…

  47. EDSON DE CARVALHO (jornalista) , minhas homenagens, uma vez que não há um órgão da imprensa que o fez ou o faça


    Espere sentado, pois isso não vai acontecer, a menso que, estejam planejamndo alguma armação.


    “ Que Deus vos inspire e a Pátria vos abençoe no cumprimento do dever que cada um tem para com a nação. Que Deus e a Pátria vos protejam. “ Olavo Bilac


    ” O único meio de controlar o modo como você é visto, é ser honesto o tempo todo” Tom Hanks

  48. Toninho Malvadeza

    Sabe quem também está esperando ansioso pelo processo do caixa preta do PT,contra o Tuminha ? O Papa Berto, redator do magnífico e hilário site BESTA FUBANA !

  49. Braganti

    São burros também, porém são muito mais bandidos.

  50. Sérpico

    O que, afinal, teme “Gilbertinho”?
    Simples : CADEIA !!!