Blogs e Colunistas

05/08/2014

às 14:00 \ Política & Cia

CASO CELSO DANIEL: O delegado Romeu Tuma Jr. fez, em livro, revelações comprometedoras sobre o envolvimento do ministro Gilberto Carvalho. O ministro prometeu processá-lo há 240 DIAS e, até agora, NADA! Do que é que “Gilbertinho” tem medo?

Secretário-geral da Presidência Gilberto Carvalho e advogado e ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr. (Fotos: Antonio Cruz / ABr :: VEJA.com)

O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr.: Tuma diz que Gilberto admitiu a ele ter levado dinheiro ilícito, produto de corrupção, diretamente para as mãos do então chefe da Casa Civil, José Dirceu. E a promessa do ministro de processar o delegado, até agora, ficou por isso mesmo (Fotos: Antonio Cruz / ABr :: VEJA.com)

O hoje ministro Gilberto Carvalho, uma das estrelas do lulalato, teria admitido a seu então colega de governo Romeu Tuma Junior, secretário Nacional de Justiça, que, quando trabalhava com o prefeito petista de Santo André (SP), Celso Daniel — assassinado em janeiro de 2002 –, levava e entregava pessoalmente dinheiro ilegal proveniente de propinas de empresários ao futuro chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu, para fazer frente a despesas eleitorais do PT.

Romeu Tuma Junior conta o episódio eu seu livro best-seller Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado (Topbooks; 557 páginas; 69,90 reais).

Pois bem, mal lançado o livro, o atual secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, anunciou que iria processar criminalmente o delegado, atualmente aposentado da Polícia Civil de São Paulo e sócio de um escritório de advocacia.

O anúncio foi feito pelo ministro no dia 9 DE DEZEMBRO DE 2013.

Já faz, portanto, 240 DIAS que anunciou o processo. E, até agora, NADA.

O delegado Tuma Junior já declarou, publicamente — inclusive quando entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura –, que se dispõe a fazer em juízo a “exceção da verdade” (ou seja, provar o que diz), ou submeter-se a uma acareação com quem quer que seja.

Por que será que ao ministro Gilberto Carvalho falta tanta pressa em defender sua honra?

O que, afinal, teme “Gilbertinho”?

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

224 Comentários

  • Roberto Silva

    -

    9/12/2014 às 16:39

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Régis Moisés

    -

    27/10/2014 às 16:28

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Cubana de Miami

    -

    24/10/2014 às 10:03

    O PT é que nem herpes.Fora PT. Esse pessoal podia fazer arakiri.

  • João Seridó

    -

    23/10/2014 às 22:35

    O BRASIL CAIU NAS GARRAS DOS COMUNAS E SÓ OS MILITAS NOS SALVARÃO.

  • INA DUARTE VIANA

    -

    15/10/2014 às 22:44

    QUE O AÉCIO TENHA CUIDADOS, ESSES ADVERSÁRIOS COSTUMAM ELIMINAR QUEM CRUZA OS SEUS CAMINHOS !

  • Evandro

    -

    14/10/2014 às 20:39

    A verdade até hoje é obscura

  • Paulo Souza

    -

    15/9/2014 às 18:05

    Agora cutucarão a ferida novamente. Seria muito bom a verdade sobre o assassinato do Celso Daniel ser devidamente esclarecido!

  • Luis Machado

    -

    7/8/2014 às 19:02

    O problema de Gilbertinho é que ele não tem nem honra e nem razão.

  • FernandoJr

    -

    6/8/2014 às 13:33

    … O Tuma Jr. sabe que a petralhada é vingativa e é barra pesada, o mesmo cita diversas vezes em sua obra, ele já está esperto sobre o que pode vir a ocorrer

  • Caio Frascino Cassaro

    -

    6/8/2014 às 8:45

    Prezado Setti:
    Gilberto Carvalho? Defender sua “HONRA”?!?!?! Ora, Ricardo Setti, conta a do papagaio que essa foi muito boa…Gilberto Carvalho e honra, em uma mesma frase, formam uma figura de linguagem chamada antítese. Algo assim como óleo e água – não se misturam.
    Abs

  • carioca

    -

    5/8/2014 às 20:34

    O próximo presidente da república, Aécio Neves, vai criar a CNVV-COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE DE VERDADE, a fim de investigar os crimes da ditadura comunista cubana do petismo, os assassinatos de CELSO DANIEL e TONINHO do PT, o “O NEGÓCIO” da rosemary noronha, perseguição contra TUMA JUNIOR, os escravos traficados de Cuba no mais médicos, o mensalão, os golpes de PASADENA e LavajatoPT.

  • Dulce Regina

    -

    5/8/2014 às 20:09

    Esta turma do PT, fará de tudo para tumultuar o processo eleitoral. Não duvido que até manipulem o resultado das eleições. Pergunto: por que Haddad, foi eleito prefeito, e em tão pouco tempo, está com um índice de rejeição, tão grande ? O povo paulistano não é bobo. Aí tem coisa… Elles estão aparelhando todos os setores, manipulando através de propinas e ” acertos ” e ameaças. Ano passado disseram que : ” O bicho, vai pegar .” Temos que estar ATENTO !!!

  • Toninho Malvadeza

    -

    5/8/2014 às 19:27

    A PF se prestando a um papel baixo desses ?
    VERGONHA TOTAL !
    Tudo está aparelhado.

  • geroldo zanon

    -

    5/8/2014 às 18:59

    No tempo do LULA era assim querem ser ministro *** *** *** e agora com a DILMA é a mesma coisa

  • Marcos F

    -

    5/8/2014 às 17:56

    Gilbertinho mandou caçarem o Tuma, hoje. Sabe lá o que podia ter acontecido. Coisa de Tenente Gregório pra cima.
    Ainda bem que o delegado é muito esperto. “No contaban con mi astucia”!

  • Marcelo Silva

    -

    5/8/2014 às 17:26

    Romeu Tuma nao so foi processado, mas tambem ja esta condenado pelo PT. Hoje a PF bateu na porta dele.
    Amanha baterao na nossa.

  • Caio Frascino Cassaro

    -

    5/8/2014 às 16:24

    Prezado Setti:
    Hoje à tarde a PF, pelo menos a ala transformada em guarda pretoriana petista, tentou levar Tuma Jr à força para a sede da PF aqui em São Paulo. O ex-Delegado e atual advogado resistiu à coerção, tendo comparecido mais tarde à PF por livre e espontânea vontade. Foi informado pelo delegado que comandava a diligência que “eram ordens de Brasília”. É a ditabranda – reiteradamente aqui por mim denunciada – a caminho da Ditadura tão sonhada por petistas e afins. As nuvens negras que pairavam no horizonte – ver texto meu publicado como Post do Leitor ( http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/post-do-leitor-pairam-nuvens-negras-em-nosso-horizonte/ )- já começam a cobrir nossas cabeças, ameaçando a todos com uma tempestade fascista que pretende matar a nossa ainda jovem democracia. Aliás, Setti, releia o texto e me diga se não avançamos muito na direção do que está ali descrito.
    Abs

  • Desiludido

    -

    5/8/2014 às 15:30

    Setti: consta neste site da VEJA, que Tuma Jr. Acaba de ser detido pela PF e encaminhado para este Departamento…
    A coisa está ficando feia e preocupante.

  • lavinia modesto

    -

    5/8/2014 às 15:25

    Setti, fiquei sabendo que Tuminha foi detido hoje pela PF.
    Qual seria o objetivo dessa ação da PF?
    Poderia ser por causa do livro?
    Se foi,só agora resolveram agir?
    Não estou entendendo…….

  • Abreu:.

    -

    5/8/2014 às 14:52

    .
    Ricardo,
    .
    Essa história não parece nada lógica, pois Romeu Tuma Jr. não é nenhum pé-de-chinelo, e “ninguém” vai molestá-lo sem saber das gravíssimas conseqüências em quaisquer termos que se imagine. Por isso, “quer apostar” que este incidente gerará “mais mídia” do que conseqüências jurídico-legais? Afinal, isto me parece muito mais um evento diversionista, que “cheira” a cortina de fumaça para evitar a atenção em algo mais importante, pelo quê, quero ver onde chegará (e não há de ser longe)!
    .

  • Cidadão Quem

    -

    5/8/2014 às 14:50

    Complementando a sua pergunta, Setti, faço esta: se há acusações no livro, e se as acusações forem verdadeiras ou, pelo menos, minimamente críveis, quando é que as autoridades adotarão as providências necessárias à investigação e, eventualmente, à abertura de inquérito?
    Faço essa pergunta porque, em respeito à lógica, ou as assertivas são verdadeiras ou não o são. É o princípio do terceiro excluído.

  • Robson M.Quiterio

    -

    5/8/2014 às 14:49

    Tuminha vale o investimento em seguranças israelenses sei que vai ser difícil encontrar na atual conjuntura mais pode ser um gasto muito bem gasto.Coletes a prova de balas não tomar água nem comer em lugares que não se conhece,para finalizar fazer uma oração para São Jorge .Estamos atentos todo cuidado é pouco!!Pindorama aumentando o seguro de vida seegue o jogo.

  • Emi Yama

    -

    5/8/2014 às 14:32

    Tuma Jr mandou o recado para o PT assim como o Marcos Valério. Ambos sabem de muita coisa e mostram que estão dispostos a contar tudo, ou em partes, a não ser que ….

  • wilson

    -

    5/8/2014 às 14:29

    Gilbertinho deve estar muito atarefado com os 800
    aeroportos do PT.

  • ps

    -

    5/8/2014 às 14:16

    Pô Setti…dá um tempo “pro homi do carro preto”. É que ele anda muito ocupado com as multiplas reuniões com os black blocks e a turma do mst/mtst etc Quando a seleção reverter os 7 X 1 (numa 4ª de final da copa) ele entra com o processo. Guenta aí…firme!

    Puxa vida! Você tem razão…
    Abraço

  • mairalur

    -

    5/8/2014 às 14:15

    Algo aconteceu, porque Tuma Jr. está detido na PF, segundo ele no Face por causa do livro. A notícia é daqui da casa.

  • geroldo zanon

    -

    19/5/2014 às 8:44

    Não publico comentários contendo acusações sem provas.

  • Karina Pondé

    -

    19/5/2014 às 3:46

    A primeira qualidade do ser humano é a coragem depois dela é que surgem as outras. Em 2006 o dep. Eliseu Gabriel levou esta denuncia ao MPF, recebeu uma ligação de Tasso Jereissati a época presidente nacional do PSDB que reverenciou seu ato. Hoje vemos Tuma Junior narrar: Que o Dops contava com quatro tipos de fonte de informação humana: os informantes, os infiltrados, os delatores e os “caguetes” (ou alcaguetes). Lula pertencia à categoria dos informantes, e tinha o codinome “Barba”. No sindicalismo, os informantes eram chamados também de “pelegos” ou de “Judas”. Não tenho dúvida de que a Lei da Anistia acabou abrindo indevido espaço ao peleguismo para uma injusta, falsa e oportunista apropriação da história de lutas contra a ditadura. Se soubessem que era informante pessoal do velho Tuma, Lula estaria morto há muito tempo. Creio que, à época, teria o mesmo efeito dos informantes que a polícia planta no xadrez para colher informações dos presos, os “passarinhos” ou “curiós” “gansos”. Estes, hoje em dia, só servem para denunciar fuga, mas antes ajudavam a esclarecer muitos crimes. Na categoria dos infiltrados tínhamos os policiais e tiras profissionais, que ganhavam do Estado, mas se travestiam de estudantes, operários e outros profissionais, frequentavam universidades e sindicatos. Lula combinava greves com empresários e avisava o Dops. Muitas das greves que ele armava com os empresários eram para aumentar o valor da venda dos veículos, para lastrear moralmente a ideia de que “vamos repassar aos preços dos carros o aumento de salário obtido pela categoria que Lula comanda”. É chegada a hora da oposição hoje pedir a reabertura desta indevida promoção da “bolsa ditadura”. Temos que mostrar que a esquerda nunca lutou pelo fim da ditadura. Hoje somos reféns de uma ditadura petista. O PSDB tem que deixar de ser essa oposição tímida e valorar quadros como esse Eliseu Gabriel . . .

  • Carlos Eduardo Krass

    -

    8/4/2014 às 21:44

    Esse sujeito é ***** tal qual o chefe dele, Lulla, que declarou alto bom som que depois de encerrado o processo do mensalão ele iria desmascarar que os acusou. *****, atochador. Agora o processo terminou e ele poderia esclarecer então a verdade, mas …quem mente, mente sempre.

  • Anilton Souza

    -

    8/4/2014 às 15:22

    Prezados, o problema do PT são as mazelas com o dinheiro público que nós brasileiros sabemos. Agora se fizeram alguma coisa de bom para o povo brasileiro, tudo bem ,são muito bem pagos para isso. Repito, o problema são os desvios de dinheiro público, como se não bastasse o salário que recebem.

  • Ovidio Valente

    -

    7/4/2014 às 22:34

    Ele teme o que todo petista atualmente temem. A total bancarrota do partido e a compra de grandes toneis de óleo de peroba. Vai ter cara de pau assim na republiqueta das bananais ou no petezinho do lulinha “grana e terror” e não paz e amor. São umas bestas e se locupletam do nosso Brasil. Nossa certeza é que eles dormem a noite e o Pais se revitaliza, para meterem a mão novamente. Alguém precisa fazer alguma coisa e quem pode fazer é o judiciário, e a policia federal, ambos sem muita força, pois estão atrelados ao sistema. Salvem-se quem puder antes que a copinha chegue e nossa vergonha lá fora seja aumentada.

  • Angèlìka

    -

    7/4/2014 às 17:01

    O silêncio dos hipócritas!.
    Lula sobre a Rose e reação da Justiça sobre os relatos de Tuminha:
    “O país toda está lá fora esperando. O que eu digo?
    Mando sentar”.

  • Nelson

    -

    6/4/2014 às 11:44

    João, vc sabe que o programa Bolsa Família é a continuação de programas assistencialistas criados pelo governo anterior, certo? Não estou defendendo os programas anteriores não…todo assistencialismo, feito como ele é feito aqui no Brasil, é para compra de votos.

  • Toledo

    -

    6/4/2014 às 10:16

    O ônus da prova cabe à quem acusa. O Tuma não seria tão ingênuo ao ponto de fazer acusações tão graves sem que pudesse prová-las.Por outro lado, o suspeito ou acusado tem o direito de falar ou de ficar calado, mas aí corre o risco de que o que disser poderá ser usado contra ele mesmo…TO BE OR NOT TO BE …ó dúvida cruel !!!!

  • Everton

    -

    5/4/2014 às 22:54

    João, isso que você chama de “inovador” e “Bolsa Família” não foi criado pelo Lula. PMDB, PSDB e outros já utilizaram, embora em menor escala.
    O nome verdadeiro disso é COMPRA DE VOTOS.

  • cidadão

    -

    5/4/2014 às 21:16

    Como existem supostos crimes de mensaleiros nos EUA, como em Pasadena-Texas, o petralha deveria ser preso no supermax de Pelican Bay. Aqui na Papuda mensaleiro usa celular, tem refeitório e alimentação privilegiadas, visitas a hora que quiserem e, pior, eles mesmos reduziram suas penas.O Sr. OBAMA poderia dar uma aula de democracia nos morcegões BARBASTELLAs.

  • cana brava

    -

    5/4/2014 às 11:21

    Críticas, eu publico, aos milhares. Ofensas, insultos e xingamentos a quem quer que seja, não.

  • Joao

    -

    5/4/2014 às 0:12

    Por décadas e até mesmo séculos, a desigualdade e a pobreza têm caminhado juntas no Brasil, resultado de modelos de crescimento não inclusivos e políticas sociais regressivas. Na segunda metade do século XX, o país esteve entre os de condições mais desiguais no mundo, razão pela qual economistas criaram expressões como “Belíndia – uma sociedade com a prosperidade do tamanho da pequena Bélgica cercado por um mar de pobreza indiana”. Por muitos anos, os 60% mais miseráveis da população detinham apenas 4% da riqueza, enquanto os 20% mais abastados detinham em média 58% dela.Há dez anos, o presidente Lula iniciou o inovador Programa Bolsa Família, intensificando e administrando de maneira crucial iniciativas dispersas existentes sob um conceito simples, porém poderoso: confiar a famílias pobres transferências de pequenas quantias de dinheiro em troca de manter seus filhos na escola e com acompanhamento médico regular.O programa foi recepcionado com um ceticismo considerável, afinal o Brasil continuava a ser tradicionalmente um grande investidor no setor social, com 22% do PIB aplicado em educação, saúde, proteção e segurança sociais. Uma das analogias utilizadas por acadêmicos era a de que jogar dinheiro de um helicóptero seria tão eficiente quanto atingir a população mais pobre, devido à frustração brasileira com a falta de resultados. Como o Bolsa Família, com cerca de 0,5% do PIB, mudaria esse cenário sombrio?A desigualdade de renda foi reduzida para um coeficiente de Gini de 0,527, que corresponde a uma redução de 15%Dez anos depois, o Bolsa Família seria chave para diminuir mais da metade da pobreza no Brasil- de 9,7 a 4,3% da população. O mais impressionante, em contraste com outros países, é que a desigualdade de renda também foi reduzida de forma acentuada, para um Coeficiente de Gini de 0,527, que corresponde a uma redução de impressionantes 15%. Atualmente, o Bolsa Família beneficia em torno de 14 milhões de famílias – 50 milhões de pessoas ou cerca de 1/4 da população, e é amplamente visto como uma história de sucesso, um ponto de referência para a política social no mundo.
    É por isso que a Dilma ganha no primeiro turno!!!

  • Joao

    -

    4/4/2014 às 23:58

    A Dilma ganha no primeiro turno!

  • Meia Verdade

    -

    4/4/2014 às 18:05

    Mas outras foram questionadas PROVAS por seus colegas de profissão e ainda não foram apresentadas.

    Vêm mais no novo livro dele.

  • Meia Verdade

    -

    4/4/2014 às 17:37

    É claro que o Gilberto Carvalho não vai por a mão nessa cumbuca quente, mas ainda espero do Tuma, também, algumas das PROVAS, questionadas pelos jornalistas no Roda Viva.

    Várias estão no livro. Basta ler.

  • Sidney

    -

    3/4/2014 às 17:04

    É só ouvir as gravações que andaram na internet de Gilberto Carvalho para Miriam Belchior que não restará dúvida alguma de que Gilberto estava metido nisso.

  • geroldo zanon

    -

    3/4/2014 às 16:20

    O Gilberto Carvalho é lá do ABC esta mais **** do que pau de galicheiro

  • Caio Frascino Cassaro

    -

    3/4/2014 às 16:13

    Prezado Setti:
    Espero sinceramente que você esteja esperando sentado.
    Abs

    É o que estou fazendo, amigo Caio.
    Abraço

  • o desPTtizador

    -

    3/4/2014 às 14:19

    É bom o Cerveró da PTbras ficar bem esperto até o dia 16.4, quando ele, espero, jagará caquinhas no ventilador no Congresso…. vai q o giba carvaio manda o ****** ******* ele…

  • EDSON DE CARVALHO (jornalista) , minhas homenagens, uma vez que não há um órgão da imprensa que o fez ou o faça

    -

    3/4/2014 às 11:43

    -
    Espere sentado, pois isso não vai acontecer, a menso que, estejam planejamndo alguma armação.
    -

    “ Que Deus vos inspire e a Pátria vos abençoe no cumprimento do dever que cada um tem para com a nação. Que Deus e a Pátria vos protejam. “ Olavo Bilac
    -
    -
    ” O único meio de controlar o modo como você é visto, é ser honesto o tempo todo” Tom Hanks
    -

  • Toninho Malvadeza

    -

    3/4/2014 às 11:19

    Sabe quem também está esperando ansioso pelo processo do caixa preta do PT,contra o Tuminha ? O Papa Berto, redator do magnífico e hilário site BESTA FUBANA !

  • Braganti

    -

    3/4/2014 às 9:21

    São burros também, porém são muito mais bandidos.

  • Sérpico

    -

    3/4/2014 às 9:00

    O que, afinal, teme “Gilbertinho”?
    Simples : CADEIA !!!

  • Klaus Freitag

    -

    3/4/2014 às 0:48

    Caro Ricardo, esse “coroinha” da Igreja da Papuda, sabe da “longa extensão posterior da coluna vertebral de animais”, comumente chamada de **** **** ****, de que é possuidor nesse ****** PTrobástico que assaltou o país.
    Taí um verdadeiro exemplar do “Digitonthophagus gazella”, uma espécie africana de besouro conhecido no *** **** **** **** **** **** ****.
    Um verdadeiro “Zé Ruela”! Não tem moral nem prá a imagem dele refletida no espelho! E tenho dito!!

1 Trackback

  • Graziela
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados